Deputados trabalham por CPI da pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Prestes a deixar a Presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode dar sua última cartada contra o governo, nos próximos dias, ao aceitar a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar a gestão do Executivo no combate à pandemia. Ontem, integrantes de seis partidos da oposição começaram a recolher as assinaturas necessárias para protocolar o pedido contra o presidente Bolsonaro na Casa.

“Estamos iniciando o processo de coleta de assinaturas para uma CPI na Câmara, focada na análise do desempenho do governo federal na saúde pública”, afirmou o líder da minoria na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE).

A intenção dos partidos de esquerda — PT, PSB, PDT, PSol, PCdoB e Rede — é de que as 171 assinaturas necessárias sejam recolhidas até amanhã. Com isso, caberia a Maia acatar ou não a abertura da investigação. Ele deixa o cargo na próxima segunda-feira, após as eleições da Mesa Diretora.

Nos últimos dias, Maia declarou ser favorável à abertura de uma CPI como forma de apurar as ações do Ministério da Saúde no combate ao novo coronavírus. O presidente da Câmara afirmou que não tinha dúvidas de que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu crime.

Os partidos de oposição dizem ter recebido de Maia uma sinalização de que poderia acatar o pedido da CPI, caso houvesse argumentos pertinentes. “O ambiente para a materialização da CPI é muito forte aqui dentro. Posso assegurar para a imprensa que, na hora em que tivermos as 171 assinaturas, ela será deferida”, argumentou Guimarães.

Ontem, durante coletiva, Maia destacou ser necessário analisar o mérito do pedido da oposição. “CPI tem de ter fato determinado, e acredito que esse é um tema que precisará de uma grande investigação. De fato, os erros do governo na área de saúde são cada vez maiores”, frisou. Segundo o democrata, o fato de a Casa estar em recesso parlamentar, a princípio, não seria impedimento para criação da comissão.

Candidato apoiado pelo governo na disputa pela Presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) criticou o que ele chamou de “politização da vacina e das medidas contra a covid-19”. O parlamentar alagoano se disse contrário ao pedido da CPI, mas afirmou que, se houver os “pré-requisitos” necessários, colocará o assunto em discussão, caso vença a disputa.

“Qualquer CPI que seja preconizada, que tenha os pré-requisitos básicos, vai para discussão, mas esse assunto não pode ser motivo de embates políticos para trazermos para a discussão traumas de interrupções bruscas democráticas. Isso não defendemos”, enfatizou.

Correio Braziliense

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.