Eleição na Câmara é imprevisível

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado

A disputa pela presidência do Senado chama atenção pelas particularidades que a competição assumiu. É a primeira vez, por exemplo, que uma mulher concorre com chances reais de vitória. Diferentemente do que ocorre na Câmara, a disputa não se dá entre grupos prós e contrários a Jair Bolsonaro, apesar de ser a Casa a dar a palavra final em um eventual processo de impeachment do presidente da República, caso algum dos pedidos de afastamento passe pelos deputados.

Rodrigo Pacheco, senador em primeiro mandato pelo DEM-MG, desponta como favorito por reunir uma aliança que junta DEM, PSL, PT, PSOL, dentre outros, e passa pelo apoio de Bolsonaro. Isso mesmo, PT e Bolsonaro estão no mesmo bloco nesta empreitada, apesar de isso não significar nada para a governabilidade do presidente, já que a aliança feita agora vai se dissolver assim que o processo eleitoral terminar. O favoritismo de Pacheco advém do fato de que todos os partidos que declaram apoio a ele reunirem 41 dos 81 senadores.

O MDB, partido com maior número de senadores, lançou Simone Tebet (MS) para a disputa. A presença dela, tida como antipetista, defensora da Lava Jato e da prisão em segunda instância, certamente colaborou para a formação dessa ampla aliança em torno de Pacheco. Tivesse o MDB lançado outra candidatura, provavelmente partidos de oposição ao Bolsonarismo, como o PT e o PDT, não estariam no ‘bloco do governo’.

O resultado é imprevisível. No placar da eleição publicado pelo Estadão nesta sexta, 22, Pacheco tem 31 votos declarados contra 27 de Tebet, sendo que 20 não quiseram responder e um não foi localizado, além dos 2 candidatos (Jorge Kajuru e Major Olímpio) que juntos aos demais compõem os 81 senadores.

Por fim, convém lembrar que o voto é secreto e que a posição dos partidos não condiciona a decisão individual dos senadores, sobretudo quando esta não será de conhecimento público para quem não queira revelar. É com a traição à orientação partidária que Tebet aumenta suas chances, como também é com essa possibilidade que o emedebista Baleia Rossi (SP) espera se tornar presidente da Câmara dos Deputados.

Estadão 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.