Equipe de Trump tem debandada após Capitólio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS

A invasão do Capitólio por apoiadores do presidente americano, Donald Trump, para tentar bloquear a certificação da vitória eleitoral de Joe Bidenna quarta-feira, continua a motivar uma onda de demissões no governo do republicano. Desde quarta-feira, quando houve o ataque, dois ministros e sete assessores do segundo escalão deixaram seu cargo.

Algumas das renúncias aconteceram no mesmo dia que o prédio do Congresso dos Estados Unidos foi invadido, horas após Trump encorajar seus apoiadores a impedir a certificação da vitória de Biden. Entre os que deixaram o governo há pessoas que trabalhavam com o republicano desde o início de sua gestão. A movimentação acontece a pouco menos de duas semanas do fim de seu mandato, no dia 20.

Veja abaixo a lista de quem renunciou após a invasão do Congresso:

Betsy DeVos, ministra da Educação

DeVos apresentou uma carta de renúncia a Trump na quinta-feira, dizendo que deixaria o cargo na sexta-feira. No texto, chamou a multidão que invadiu o Congresso enquanto certificava os resultados das eleições na quarta-feira como “inescrupulosos para nosso país”. DeVos estava no cargo desde fevereiro de 2017.

“Não há dúvida do impacto que sua retórica teve sobre a situação, e é esse o ponto de inflexão para mim”, escreveu DeVos, criticando a forma com que Trump encorajou os invasores.

Elaine Chao, ministra do Transporte

Chao anunciou que estava renunciando ao cargo pelo Twitter na quinta-feira. Ela foi a primeira ministra a pedir demissão. A invasão do Capitólio, escreveu ela, “me perturbou profundamente de uma forma que simplesmente não posso deixar de lado”. Chao, cuja renúncia entra em vigor na segunda-feira, é casada com o senador Mitch McConnell, líder da maioria na Casa.

Mick Mulvaney, ex-chefe de Gabinete de Trump e enviado especial dos EUA à Irlanda do Norte

O ex-chefe de Gabinete de Trump renunciou ao cargo de enviado especial à Irlanda do Norte na noite de quarta-feira, dizendo que não poderia continuar depois de ver o presidente encorajar a multidão que tomou o Capitólio.

Em uma entrevista à CNBC, o ex-chefe de Gabinete elogiou os funcionários do governo que defenderam o vice-presidente, Mike Pence, que supervisionou a contagem dos votos que certificaram a vitória de Biden, apesar da pressão de Trump. Mulvaney também afirmou que mais pessoas do governo pediram demissão.

— Aqueles que optaram por ficar, e eu conversei com alguns deles, estão optando por ficar porque temem que o presidente possa colocar alguém pior — disse ele.

Matthew Pottinger, vice-conselheiro de Segurança Nacional

No cargo desde 2019, Pottinger tinha sido o diretor do governo para a Ásia no Conselho de Segurança Nacional e era conhecido por sua experiência na China, onde assessorou Trump durante sua reunião com o presidente Xi Jinping, em 2017. A renúncia de Pottinger aconteceu na quinta-feira. Ele não se manifestou publicamente sobre o caso.

John Costello, secretário adjunto do Departamento do Comércio

Costello, um dos oficiais de segurança cibernética mais graduados do país, renunciou na quarta-feira, dizendo a pessoas próximas a ele que a violência no Capitólio foi seu “ponto de ruptura” e, ele esperava, “um alerta”.

Tyler Goodspeed, presidente em exercício do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca

Ao anunciar sua demissão, na quinta-feira, Goodspeed citou a incitação de Trump à multidão que invadiu o Capitólio:

— Os acontecimentos de ontem [quarta-feira] tornaram minha posição não mais sustentável — disse em entrevista, após informar o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, sobre sua decisão.

Stephanie Grisham, chefe de gabinete da primeira-dama Melania Trump

A Sra. Grisham, ex-secretária de imprensa da Casa Branca que serviu como chefe de gabinete de Melania Trump, a primeira-dama, apresentou sua renúncia na quarta-feira. Ela trabalhava para a família Trump desde a campanha de 2016 e era uma de suas assessoras mais antigas.

Rickie Niceta, secretária de imprensa da Casa Branca

Melania Trump escolheu Niceta, uma planejadora de eventos de Washington que ajudou a coordenar as celebrações de posse de Trump, como sua secretária social em 2017. Niceta não se manifestou publicamente sobre sua renúncia.

Sarah Matthews, vice-secretária de Imprensa da Casa Branca

Matthews apresentou sua renúncia na quarta-feira, dizendo em um comunicado que estava “profundamente perturbada com o que viu”.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.