Estados têm sistema de saúde colapsado por covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Silvio Avila / AFP

Cinco estados iniciam o ano novo com ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em nível crítico. Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina chegaram ao último dia de 2020 com taxas de preenchimento acima de 80% nas vagas destinadas aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

A maior taxa de ocupação foi verificada em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do último boletim epidemiológico disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde, 95% das vagas disponíveis em leitos públicos de UTI adulto para Covid-19 estavam ocupadas. Na rede privada o percentual de ocupação chegou a 91% no dia de réveillon.

A situação mais grave é em Campo Grande, capital do estado, onde existem 267 leitos de UTI pelo sistema público. Mas na região metropolitana não há sequer uma vaga disponível para internação por Covid-19 pelo SUS. O excedente da capacidade é direcionado a leitos ainda não habilitados pelo SUS, mantidos pelas secretarias municipais e estadual de saúde.

Mato Grosso do Sul possui 132.431 casos confirmados de Covid-19 e 2.300 pessoas já morreram em virtude da doença. Nas 24 horas que antecederam a divulgação do boletim epidemiológico, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 30 mortes de pessoas contaminadas pelo coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul informou, em nota, que apesar de cumprir todas as estratégias desenvolvidas para o enfrentamento à pandemia, “a situação nas últimas semanas é preocupante, pois a circulação do vírus da Covid-19 segue ativo no Estado, com crescimento exponencial da doença”.

De acordo com a secretaria, Mato Grosso do Sul registra atualmente médias móveis de 1.100 casos confirmados e 25 óbitos por dia. Na primeira semana de 2021, o governo estadual espera disponibilizar mais 10 leitos de UTI no Hospital Universitário da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e mais 10 leitos de UTI no município de Três Lagoas. Mas não há perspectiva de criação de novas vagas além dessas 20 anunciadas para janeiro.

“Há falta de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, além de outros profissionais necessários para este ampliar novos leitos de UTIs para o enfrentamento desta segunda onda. Mesmo com todos os esforços, não há como expandir mais leitos por não possuirmos recursos humanos”, informa a secretaria, por meio de nota.

O aumento de casos e óbitos no Amazonas preocupa as autoridades locais. Em Manaus, voltaram a formar filas para enterrar vítimas da doença nas portas de cemitérios, hospitais instalaram tendas para atender pacientes com suspeita da doença e uma unidade hospitalar chegou a adaptar o almoxarifado para criação de novas vagas.

O Amazonas chegou ao último dia do ano com 85,48% dos leitos públicos de UTI ocupados. Sem o mesmo padrão de uma UTI mas também destinadas a pacientes em estado crítico, as salas vermelhas, equipadas com respiradores, estavam com 100% de ocupação em 31 de dezembro.

Há pelo menos 50% a mais de mortes por covid no Brasil, aponta especialistas
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas afirmou, em nota, que não tem medido esforços no trabalho de ampliação dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 e que criou um plano de contingência para conter o recrudescimento da pandemia no estado.

“Antes do plano, a secretaria contava com 130 leitos de UTI e 327 leitos clínicos. Agora são 247 leitos de UTI e 715 leitos clínicos. Para isso, a secretaria realizou a reorganização da rede estadual de saúde, redefinindo os perfis das unidades como Hospitais e Pronto-socorros”, diz a nota.

Em Pernambuco, a taxa de ocupação de leitos de UTI era de 81% no último dia do ano passado. A situação é grave diante do aumento no número de casos confirmados de Covid-19. Na quarta-feira (30), o estado bateu o recorde de confirmações desde o início da pandemia, com 2.512 novos infectados em um único dia.

Com poucas vagas de UTI disponíveis, o governo do estado anunciou na semana passada a abertura de 30 novos leitos. A expectativa é de que eles estejam em funcionamento na próxima semana.

“Quando analisamos o número de pacientes internados em leitos de UTI na rede pública de saúde, ainda vemos uma situação que nos causa preocupação. Atualmente, são cerca de 760 pacientes internados. Há 15 dias, eram 750. Portanto, ainda vivemos um momento que requer atenção e o reforço na adoção de cuidados, porque nossas atitudes serão determinantes para os indicadores das próximas semanas”, afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, na ocasião da divulgação dos dados.

Com 12 das 16 regiões de saúde em alerta gravíssimo para o risco de contaminação, Santa Catarina estava com 91,9% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. Das 1.509 vagas disponíveis pelo SUS, apenas 273 estavam disponíveis em 31 de dezembro. No Rio Grande do Sul, a taxa de ocupação dos 2.640 leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada era 80,3%. Esse percentual corresponde a 520 vagas para internação em unidades de terapia intensiva.

Época entrou em contato com as secretarias de saúde de Santa Catarina e Rio Grande do Sul mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Época  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.