Invasores do Capitólio queriam sequestrar e matar parlamentares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Schmidt / AFP

Promotores dos EUA afirmaram na quinta-feira que os invasores do Capitólio em 6 de janeiro pretendiam “capturar e assassinar funcionários eleitos”. A informação consta em um processo judicial pedindo a prisão de Jacob Chansley, seguidor da teoria da conspiração QAnon que vestia um chapéu de pele com chifres durante a invasão.

O documento, escrito por promotores do Departamento de Justiça no Arizona, onde Chansley vive, dá mais detalhes dá mais detalhes da investigação do FBI sobre o invasor, revelando que ele deixou um bilhete para o vice-presidente Mike Pence alertando: “É apenas uma questão de tempo, a justiça está chegando”.

“Fortes evidências, incluindo as próprias palavras e ações de Chansley no Capitólio, mostram que a intenção dos invasores do Capitólio era capturar e assassinar funcionários eleitos do governo dos Estados Unidos”, escreveram os promotores.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com o defensor público que representa Chansley, que deve comparecer a um tribunal federal nesta sexta-feira.

As revelações ocorrem no momento em que promotores e agentes federais começaram a apresentar acusações mais graves ligadas à violência no Capitólio, incluindo o caso do bombeiro aposentado Robert Sanford, que foi acusado de jogar um extintor na cabeça de um policial e de outro homem, e o de Peter Stager, acusado de espancar um agente da Polícia do Capitólio com um mastro.

No caso de Chansley, os promotores afirmaram que as acusações “envolvem a participação ativa em uma insurreição na tentativa de derrubar violentamente o governo dos Estados Unidos” e advertiram que “a insurreição ainda está em andamento”, no mesmo momento em que as forças de segurança se preparam para mais manifestações em Washington e nas capitais dos estados americanos antes e durante a posse de Joe Biden, no dia 20.

Eles também indicaram que Chansley é usuário de drogas e tem transtornos mentais, afirmando à Justiça que há grandes chances de ele tentar fugir.

“Chansley falou abertamente de sua crença de que é um alienígena, um ser superior, e que está aqui na Terra para ascender a outra realidade”, escreveram eles.

O Departamento de Justiça já apresentou mais de 80 acusações ligadas à invasão do Capitólio à Justiça, com muitas das pessoas envolvidas já tendo sido facilmente rastreadas pelo FBI, que tem mais de 200 suspeitos. Michael Sherwin, procurador federal da capital, disse esperar que acusações mais sérias sejam apresentadas à medida que as investigações avancem.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.