Iraque determina prisão de Trump por assassinato de general

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MANDEL NGAN / AFP

A Justiça do Iraque emitiu nesta quinta-feira uma ordem de prisão nacional contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como parte de uma investigação sobre a morte de Abu Mehdi al-Muhandis, comandante militar e poderoso aliado do general iraniano Qasem Soleimani. Os dois foram assassinados no mesmo ataque a drone dos EUA em janeiro 2020.

Em junho, o Irã emitiu uma ordem de prisão e exigiu da Interpol a emissão de uma notificação contra Trump pela morte do general Soleimani, procedimento que até agora não teve sucesso.

O drone que atacou os veículos dos dois homens, em 3 de janeiro de 2020 no aeroporto de Bagdá, foi enviado por ordem de Trump que, dias depois, ficou feliz por ter eliminado “dois pelo preço de um”. Al-Muhandis era vice-comandante das Forças de Mobilização Popular (FMP), coalizão de milícias xiitas pró-Irã criadas no Iraque para combater o Estado Islâmico.

O tribunal de investigações de Rusafa, o setor oriental de Bagdá, “decidiu emitir uma ordem de prisão contra o presidente dos Estados Unidos Donald Trump conforme o artigo 406 do Código Penal iraquiano”, segundo um comunicado da autoridade judicial. Esse artigo prevê a pena de morte para qualquer homicídio premeditado.

O tribunal afirma ter concluído a investigação preliminar, mas “as investigações continuam para descobrir os outros autores deste crime, sejam iraquianos ou estrangeiros”.

Há um ano, os apoiadores do Irã no Iraque seguem acusando o primeiro-ministro iraquiano Mustafa al-Kazimi, nesse momento chefe dos serviços secretos, de cumplicidade nesses assassinatos.

Com as homenagens do primeiro aniversário da morte dos dois homens, o clima político — já tenso pela aproximação das legislativas programadas para junho — se tornou nocivo.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.