Maia e Bolsonaro entram em guerra por sucessão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

A menos de 20 dias da eleição de seu sucessor, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), intensificou as conversas e tratativas para evitar que o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) seja desidratado. Do outro lado, o presidente Jair Bolsonaro tem aberto sua agenda a deputados, reforçando seu apoio a Arthur Lira (PP-AL).

Além de viajar com Rossi, Maia tem disparado telefonemas e tentado convencer deputados a integrar o seu grupo. O objetivo principal, no momento, é assegurar o apoio de PSB e PSL, legendas rachadas, e conquistar a adesão do partido Solidariedade. Maia está empenhado na negociação que pode resultar na mudança de posição da sigla.

Na segunda-feira, o partido tem uma reunião para bater o martelo: se segue com Lira ou apoia Rossi. O presidente da Câmara tem boa relação e interlocução com Paulinho da Força (SD-SP), que tem trabalhado para convencer seus colegas.

Em disputa apertada, também é considerada importante entre aliados do emedebista a posição que será tomada pelo PSOL, cuja bancada possui dez deputados. Hoje, a Executiva do partido define o caminho que seguirá: se apoia Rossi ou assume candidatura própria. A tendência é que o PSOL lance Luiza Erundina (PSOL-SP). Rossi, no entanto, tem conversado com Guilherme Boulos (PSOL), candidato derrotado à prefeitura de São Paulo, para tentar conquistar o apoio do partido.

Para reforçar a candidatura de Rossi, Maia tem conversado com governadores de esquerda, principalmente no Nordeste, para que haja unidade das bancadas na votação, que é secreta.

Além disso, mantém contato com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que se comprometeu a entrar em campo. O PSDB é uma das legendas com dissidentes. Maia também tem procurado individualmente alguns parlamentares para evitar que mais traições surjam.

Entre os partidos que não declararam apoio oficial a qualquer candidato estão Podemos e PTB. A expectativa é de que em breve sejam anunciados no bloco de Lira. Anteontem, parte da bancada do PTB esteve com Bolsonaro. O deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) disse que o propósito da visita foi reafirmar um convite para que o presidente se filie ao partido, mas a eleição na Câmara também foi assunto.

— Ele (Bolsonaro) deu carta branca, creio, para o candidato Lira. Não posso afirmar nem que sim nem que não, porque o Lira ainda não conversou conosco como bancada.

O Podemos deve decidir quem apoiará apenas na última semana de janeiro. Maia ainda dialoga com deputados da sigla, mas há pouca expectativa de sucesso na negociação.

Na última quarta-feira, Lira esteve em Pernambuco, onde fez questão de se reunir com parlamentares de esquerda, cujos partidos estão comprometidos com Rossi. O deputado esteve com o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos, ambos do PSB. Felipe Carreras, deputado do mesmo partido, também estava presente e disse ao GLOBO que, na sua avaliação, há mais votos na bancada do partido a favor de Lira.

O candidato do PP conseguiu ainda se reunir com o líder do PDT, Wolney Queiroz (PE). A legenda é formalmente aliada do grupo de Maia. Porém, há expectativa de traições. Para segurar as dissidências no partido, Maia tem dialogado com o senador Cid Gomes (PDT-CE), que sempre foi crítico ao MDB.

Ontem, o Novo lançou a candidatura de Marcel Van Hattem (RS) à presidência da Câmara. No primeiro ato de campanha, ele disse que sua plataforma será focada na defesa de reformas e no combate à corrupção. Isolada, a legenda tem poucas chances de agregar apoio.

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.