Mutação do coronavírus é mais contagiosa por se espalhar rápido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Elena Mozhivo/Unsplash

A variante do novo coronavírus identificada no Reino Unido e em mais 36 países até esta terça-feira (5), deixou o mundo em estado de alerta.

Enquanto os países correm contra o tempo para vacinar os cidadãos, parte da comunidade científica se preocupa em responder se a nova cepa do coronavírus tem maior transmissibilidade e o que pode torná-la mais contagiosa.

“Todos os indícios apontam que sim [ela é mais transmissível]. O NERVTAG apontou que essa variante representava 20% dos casos em novembro e passou para 70% em dezembro na Inglaterra. E isso mesmo durante as medidas restritivas”, explica o imunologista e professor universitário Eduardo Nolasco, se referindo a uma nota publicada pelo Grupo Consultivo de Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes (NERVTAG) em 19 de dezembro.

A maior transmissibilidade da variante se dá pelo acesso mais rápido que ela tem aos pulmões.

“Essa nova mutação se liga com maior rapidez à proteína ECA2, que está presente em abundância em nosso pulmão. Por isso o vírus chega mais rápido e com mais potência ao nosso organismo”, pontua o imunologista.

A publicação dos cientistas também alerta que não existem ainda indícios de que a variante seja mais mortal do que a versão anterior do vírus.

“Não há nenhuma evidência atual que sugira que a nova cepa cause uma taxa de mortalidade mais alta ou que afete vacinas e tratamentos, embora um trabalho urgente esteja em andamento para confirmar isso”, pontua o documento.

“Sim. Os anticorpos induzidos pela vacina atuam bloqueando [no novo coronavírus] a proteína que ele usa para entrar na célula [a proteína S]. E estimula também a produção de células T, que atacam as nossas células que já foram infectadas. Com base nisso, a vacinação também é um mecanismo eficiente contra esta nova cepa”, comenta Nolasco.

O próprio Reino Unido foi um dos primeiros países a iniciar a vacinação. Além dos britânicos, mais 47 nações em todo o mundo já começaram o processo de imunização.

Na tentativa de combater a proliferação da variante do novo coronavírus, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, decretou lockdown em todo país nessa segunda-feira (4).

Dentre as medidas adotadas, estão o fechamento de escolas e orientações para que os britânicos trabalhem no sistema home office. “Agora nós precisamos fazer tudo o que é possível para parar essa variante”, disse Johnson.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), foram confirmados nessa segunda-feira (4) os dois primeiros casos da variante inglesa do vírus no Brasil.

Uma mulher de 25 anos e um homem de 34 anos, ambos moradores de São Paulo, testaram positivo para a nova cepa, segundo investigações do Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz.

Ambos se infectaram após contato com viajantes que vieram do território britânico. Os dois pacientes seguem em observação.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.