Oposição belarrussa empreende guerrilha contra ditadura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP

Katia dava aula na universidade, Nasta comemorava o apartamento próprio, Maria tocava flauta, Svetlana só queria ser dona de casa e Aleksandr governava a Belarus. Seis meses depois, Katia foi demitida, Nasta está num campo de refugiados, Maria, encarcerada, Svetlana descobriu a política e Aleksandr governa a Belarus.

É no mesmo posto que assumiu há 27 anos, quando venceu a primeira e última eleição livre para presidente, que está Aleksandr Lukachenko. De ex-administrador de fazenda soviética, virou ditador, após minar opositores, dominar o Legislativo e manter a economia na mão do Estado.

A história poderia mudar em 9 de agosto do ano passado, na mais recente escolha presidencial, acreditavam Katia, Nasta, Maria e Svetlana. Além delas, dezenas de milhares de belarussos foram surpreendidos pelo anúncio daquela noite, não porque o ditador se anunciava reeleito, mas pela declaração de que tivera 80% dos votos. Os indícios de fraude detonaram protestos, reprimidos brutalmente, alimentando mais protestos; a ditadura usou pressão econômica e judicial, por sua vez contornadas por velas, música, pressa e paciência.

Essas são algumas das estratégias de “guerrilha branca” usadas pelos opositores para evitar a cadeia, depois que o regime passou a condenar os manifestantes por delitos criminais. Já foram mais de 900 desses processos desde outubro, e, no começo deste ano, entidades de direitos humanos registravam 200 presos políticos na Belarus.

Redação com Folha 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.