Países que Bolsonaro elogia já estão vacinando

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/Agência O Globo/31-03-2019

Enquanto Jair Bolsonaro minimiza a vacinação contra a Covid-19, colocando a eficácia dos imunizantes em dúvida e dizendo não ter “pressa” para comprá-los, países governados por líderes que o presidente considera aliados lideram a vacinação no mundo: Israel e Estados Unidos.

Israel, governada pelo primeiro-ministro conservador Benjamin Netanyahu, é o país com maior taxa proporcional de vacinação: 14 pessoas a cada 100 habitantes. O número é bem maior do que as taxas dos próximos colocados na lista: Bahrein (3,62) e Reino Unido (1,39). Os dados são do site Our World In Data.

Netanyahu, que já foi chamado por Bolsonaro de “irmão” durante uma visita do brasileiro a Israel, foi a primeira pessoa do país a se vacinar. O primeiro-ministro afirmou que queria encorajar outras pessoas a não terem medo da vacina.

A atitude é diferente da de Bolsonaro, que por diversas vezes afirmou que a responsabilidade sobre eventuais riscos da vacina é de quem decidir tomar o imunizante.

— Tem gente que quer tomar, então toma, a responsabilidade é tua. Se der algum problema aí, espero que não dê… — disse a apoiadores, em dezembro.

Já os EUA lideram a lista de países com mais doses aplicadas embora há críticas — incusive do presidente eleito, Joe Biden — sobre o ritmo da vacinação: 4,5 milhões, juntamente com a China. O presidente Donald Trump é a maior inspiração internacional de Bolsonaro. Em números absolutos, Israel fica em terceiro, com 1,2 milhão de doses.

Em dezembro, quando alguns países já haviam começado suas campanhas de vacinação, Bolsonaro afirmou que a “pressa para a vacina não se justifica”:

— A pandemia está chegando ao fim. Estamos com uma pequena ascensão (de casos e mortes) agora, o que chama de um pequeno repique, pode acontecer. Mas pressa para a vacina não se justifica, porque você mexe com a vida das pessoas. Vai inocular algo em você e seu sistema imunológico vai agir de forma imprevista. Você não pode, sem que tenha certificação da Anvisa, você bote a vacina no mercado — disse Bolsonaro.

Dias depois, o presidente voltou atrás e afirmou ter “pressa em obter uma vacina, segura, eficaz e com qualidade, fabricada por laboratórios devidamente certificados”.

Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) que disponibiliza R$ 20 bilhões para a compra de vacinas contra a Covid-19 e já disse que irá adquirir qualquer imunizante que seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.