Pazuello cede a governadores e vacinação começa nesta terça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Lima / AFP) Reprodução/AFP

Após pressão de governadores para adiantar a campanha nacional de imunização contra a Covid-19 e um dia depois de a vacinação ter começado em São Paulo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, decidiu liberar os estados para começar a aplicação da CoronaVac ainda nesta segunda-feira, dia 18.

Os governadores se reuniram na manhã desta segunda-feira no centro de logística do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), para um ato simbólico do envio de vacinas ao estados e pressionaram Pauzuello para adiantar a vacinação. O ministro havia anunciado no domingo, 17, que a imunização começaria em todo país para grupos prioritários, na próxima quarta-feira, 20, às 10h.

“Não é razoável ficar para quarta feira se chegam vacinas nos estados a partir de hoje e se é possível chegar em todos os estados (capitais) nos voos que saem agora pela manhã de Guarulhos. Um dia nacional de vacinação na situação do Brasil faz muita diferença. Serão muitas vidas salvas”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), líder do fórum de governadores.

Depois do ato, os governadores seguirão para Brasília, onde irão encontrar o presidente Jair Bolsonaro. Em seu pronunciamento, Pazuello ressaltou a importância de garantir a vacinação em todos os estados em igualdade de condições, levando em conta a gravidade local. “Nós poderíamos, num ato simbólico, ou numa jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa. Mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, afirmou o ministro.

As vacinas da AstraZeneca, feira em parceria com a Universidade de Oxford, e a Cornavac, do laboratório Sinovac tiveram o uso emergencial aprovados pela Anvisa no domingo. No mesmo dia, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), iniciou a imunização no estado de São Paulo — a primeira vacinada foi a enfermeira Mônica Calazans.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.