Ruralistas se dividem entre Lira e Baleia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O Globo

A bancada ruralista se dividiu na eleição da presidência da Câmara: enquanto o atual e o próximo presidente do grupo apoiam Baleia Rossi (MDB-SP), boa parte da diretoria prefere Arthur Lira (PP-AL). O racha foi evidenciado em uma declaração do presidente Jair Bolsonaro, que nesta segunda-feira cobrou apoio de todo o grupo ao “nosso candidato”, em referência a Lira. A frente conta formalmente com cerca de 230 deputados — os parlamentares podem integrar várias frentes temáticas, e os interesses do agronegócio costumam ter mais influência sobre os deputados de estados onde a atividade predomina.

O atual presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), nome oficial do grupo, e o deputado eleito para comandar o grupo a partir de fevereiro já declararam apoio ao emedebista. Alceu Moreira (RS) e Sérgio Souza (PR) são do mesmo partido de Rossi, que inclusive é o presidente do MDB. Outros parlamentares do grupo, porém, são aliados de Lira e trabalham para garantir ao candidato do governo a maioria da bancada.

Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada na manhã de ontem, o presidente criticou três vezes deputados ruralistas que não apoiam o seu preferido.

— O campo nunca teve um tratamento tão justo e honesto como tem comigo, em todos os aspectos. Alguns parlamentares do campo, em vez de apoiarem o nosso candidato, estão apoiando o outro candidato, não entendo — reclamou Bolsonaro. — O mínimo que eu peço para os parlamentares do campo, que eu tenho profunda gratidão e apreço por eles, é que votem no nosso candidato pra Mesa, pra gente não deixar mais caducar medidas provisórias. Vejo o pessoal do agronegócio, alguns poucos, é lógico, apoiando um candidato que está do lado da esquerda.

Após a fala de Bolsonaro, Alceu Moreira afirmou que a cobrança do presidente não faz sentido porque a eleição é na Câmara:

— A eleição não é entre o Bolsonaro e o (Rodrigo) Maia, é entre o Baleia e o Lira. Nada pode ser pior para a Presidência da República do que se posicionar de forma a conseguir adversários gratuitos, que votaram sistematicamente o que é bom para o país, junto com o governo — defendeu.

Já Sérgio Souza procurou minimizar a declaração, dizendo que a frente não tem candidato e que cada integrante poderá votar como quiser:

— A frente não tem candidato. Quem tem candidato são os colegas parlamentares. Nós da bancada ruralista temos dado todo o apoio ao governo. A maioria das pautas do governo são nossas pautas também. Não é uma eleição para dividir ou unir a bancada. Cada um dos colegas parlamentares terá liberdade de voto.

Um dos coordenadores da FPA, o deputado Neri Geller (PP-MT) minimiza a discordância e atribuiu o apoio dos colegas a Rossi a questões partidárias.

— Posso te assegurar que a grande maioria está com o Arthur Lira. Quem não está apoiando são os parlamentares ligados ao MDB.

Outro coordenador da frente, Pedro Lupion (DEM-PR) afirma que está trabalhando para “levar a maioria da bancada” para apoiar Lira.

Um dos argumentos que está sendo usado para pressionar Alceu Moreira e Sérgio Souza internamente é uma carta de apoio dos partidos de oposição a Baleia Rossi em que é citado o compromisso com a reforma agrária e agricultura familiar. Apesar de o documento falar em compromissos “assumidos” pelo candidato a presidente Baleia Rossi, no entanto, ela não é assinada por ele e não foi endossada ponto a ponto pelo deputado.

O racha entre os ruralistas aumenta também as divisões na oposição. Para Julio Delgado (PSB-MG), o fato de Alceu Moreira apoiar Baleia Rossi ajuda a embaralhar quem é o candidato governista nessa eleição, já que o presidente da FPA apoia o Executivo nas votações.

— Nessa eleição, ainda mais com Alceu Moreira apoiando (Baleia), fica difícil saber quem é o candidato do governo.

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.