Temer e FHC “descartam” golpe militar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ruy Baron/Valor

Os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticaram nesta quarta-feira as ameaças do presidente Jair Bolsonaro à democracia, com a participação em atos pelo fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Para ambos, porém, as Forças Armadas não estão dispostas a instaurar uma nova ditadura no país.

Ao participar de uma conferência virtual do Credit Suisse, Temer lembrou que “houve tentativas de ameaça à democracia” recentemente. “Não podemos ignorar os movimentos do governo atual, de fechamento do Congresso do STF, até com razoável agressividade. Mas não sinto que haja clima para a derrota na democracia no país”, disse.

O emedebista afirmou que não há como um presidente fazer um golpe de Estado se não tiver apoio das Forças Armadas e disse, em seguida, que “jamais” sentiu nos militares “qualquer tentativa de romper com as estruturas democráticas”. “Pode ter tentativa de ameaçar a democracia, mas não significa que vai derrubar a democracia. As instituições estão funcionando”, disse Temer.

FHC disse que o país vive um “mal-estar” com o agravamento dos problemas econômicos, sobretudo o empobrecimento da população, com o aumento do número de miseráveis e o crescimento do desemprego, e afirmou que o governo federal precisa agir para controlar a insatisfação popular. Para o tucano, não há “vácuo no poder” e, se o governo não agir, outras forças poderão ocupar esse espaço. “Se houver desordem, ninguém segura”, declarou. Na a avaliação do ex-presidente, no entanto, os militares “aprenderam” e não desejam o poder neste momento. “Os militares se voltaram para o lado democrático, não acho que estão pensando em golpe.”

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.