Trump espalha versão falsa sobre ataque ao Capitólio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais uma montagem que mostra duas fotos, em momentos diferentes, do homem com chapéu viking que participou da invasão do Congresso dos Estados Unidos na quarta-feira (6). Em uma delas, a legenda aponta que ele participa do protesto do Black Lives Matter. Em outra, afirma que ele invadiu o Congresso. Um texto sob as fotos diz: “Mídia corrupta está afirmando que a invasão foi causada por apoiadores de Trump, mas vastos materiais já provam que há vários quadrúpedes dos Antifas e BLM infiltrados para tentar denegrir apoiadores de Trump”. A mensagem é #FAKE.

O homem de chapéu viking que invadiu o Congresso dos Estados Unidos, de fato, também esteve no protesto Black Lives Matter. Mas ao contrário do que a legenda diz, sua presença ali não era para defender o mesmo ponto de vista do movimento antirracista. Na verdade, ele foi ao Black Lives Matter para se opor aos manifestantes. r

O nome do homem de chapéu viking é Jake Angeli. Ele é um ativista de extrema-direita que apoia Donald Trump. Angeli é um conhecido apoiador do movimento Qanon, uma teoria da conspiração completamente infundada. Em sua essência, o QAnon é uma teoria ampla que diz que o presidente Trump está travando uma guerra secreta contra os pedófilos adoradores de Satanás do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa.

Na montagem que atribui a Angeli o papel de antifascista, a foto está cortada para esconder o símbolo do Qanon que ele carrega, mas posts no Twitter revelaram a imagem completa para desmascarar a farsa. “O Q me enviou”, diz uma placa que ele exibe, em referência ao QAnon.

O boato tem circulado em diversos idiomas e já foi checado por veículos internacionais, como a Reuters e a Business Insider.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.