Trumpistas criaram caos para se oporem a movimento negro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Uol

O que aconteceu no Capitólio na quarta-feira não é um surto, um ato extremo de apoiadores inconformados. Eu arrisco dizer que Donald Trump —e sua “liderança”— é o menos importante. O episódio no Capitólio é a continuidade da reação branca fascista e nacionalista americana contra os protestos antirracistas que varreram o país.

Sim. A grande ligação entre a turba vista em Washington com a derrota de Trump é que a vitória de Trump permitiria que esta reação fosse feita usando as vias da “democracia” americana, como sempre foi feito.

A supressão de votos no sul, as decisões da Suprema Corte, a violência policial, a repressão da tropa de choque, o encarceramento, a deportação, o toque de recolher, a criminalização dos protestos, todas essas medidas são feitas de maneira “democrática”, elas são a “Lei e a Ordem” que Trump sempre evocou.

Se a sociedade em geral, e a grande imprensa em particular, não tiverem repertório e recurso de palavras para distinguirem o que foram os protestos antirracistas no ano passado e o que aconteceu no Capitólio nesta última quarta-feira, nós temos um grande problema.

Redação com Uol

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.