Twitter acusa Ministério da Saude de divulgar fake news sobre covid

Todos os posts, Últimas notícias

O Twitter marcou como enganosa e potencialmente prejudicial uma publicação do Ministério da Saúde que colocava o chamado “tratamento precoce” como estratégia de combate ao coronavírus.

Tal como compreendido e recomendado pela pasta de Eduardo Pazuello, o tratamento precoce é composto da utilização de medicamentos como cloroquina e ivermectina, incensados pelo governo Jair Bolsonaro, mas que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19.

A publicação estimulava as pessoas a procurarem uma unidade de Saúde ao apresentarem sintomas e, então, solicitarem o tratamento precoce, que, segundo cientistas, não existe para o coronavírus.

O Twitter já havia colocado o mesmo aviso de informação enganosa em publicação do presidente Jair Bolsonaro em defesa do que ele entende como tratamento precoce.

O governo federal e seus apoiadores começaram nova ofensiva em defesa dessas medicações sem eficácia comprovada contra a Covid-19 no momento em que Manaus atravessa colapso de seu sistema de saúde, com falta de leitos e de oxigênio.

O Painel revelou que o Ministério da Saúde tem pressionado a Prefeitura de Manaus a utilizar essas medicações em seus pacientes.

Neste sábado (16), a coluna mostrou que a pasta de Eduardo Pazuello financiou uma força-tarefa em Manaus, com médicos do Brasil todo, para visitarem as UBSs e reforçarem o uso desses remédios.

Folha de SP