Vereador do MBL quer barrar mandatos coletivos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O vereador Rubinho Nunes (Patriota), advogado do MBL (Movimento Brasil Livre), quer derrubar a possibilidade de “mandatos coletivos” na Câmara Municipal de São Paulo. Pela primeira vez, a Casa tem os de Silvia, da Bancada Feminista, e Elaine, do Quilombo Periférico — ambos do PSol.

O advogado protocolou um requerimento questionando a legalidade do que chama de “aberração jurídica”. A legislação brasileira não prevê esse tipo de mandato, mas a Justiça Eleitoral tem deferido registros e os integrantes dos grupos fazem um acordo informal. Nesse tipo de candidatura, o vereador eleito compartilha as decisões com o grupo.

Rubinho Nunes ressalta que “o mandato do vereador é personalíssimo e intransferível, tornando impossível a existência jurídica de mandatos com mais de um eleito no cargo”. Ele também destaca que para a própria candidatura, segundo a Lei das Eleições (9.504/97), o candidato deve ter domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, além do nome completo e as variações nominais que deseja registrar.

“De quem será considerado válido o compromisso prometido na posse? Quem irá assinar os documentos oficiais? Se somente um terá poderes de vereador, os co-vereadores poderão assumir cargos de comissão no mandato? Esses e outros questionamentos precisam ser respondidos pela Câmara, não podemos relevar tal anomalia jurídica”, afirma o vereador, em nota enviada ao Metrópoles.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.