ACM Neto instala governo e oposição dentro do DEM

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ACM Neto ao lado de João Roma

Sob fogo cruzado da ala governista e da independente do DEM, o presidente do partido, ACM Neto, tenta evitar que um aliado, João Roma (Republicanos-BA), vire ministro da Cidadania. Ele foi indicado por Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, mas ACM Neto teme que seu nome seja associado à nomeação, já que Roma é seu ex-chefe de gabinete.

Neto é alvo de críticas da ala que quer marchar com Jair Bolsonaro em 2022, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Enfrenta também a ameaça de Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, de deixar a sigla após ter se sentido abandonado na eleição para a presidência da Casa. Ele e outros deputados querem ficar independentes.

Em meio a essas tensões na sigla, o ex-prefeito de Salvador acredita que a nomeação de um ministro que possa ser vinculado a ele colocaria em xeque sua independência. Nos bastidores, tenta derrubar a indicação.

O Republicanos já sinalizou ao Planalto que o deputado João Roma segue como a opção do partido para o assumir o Ministério da Cidadania. E, no governo, a nomeação dele já é considerada certa, apesar de possíveis pressões que possam ocorrer até a publicação no Diário Oficial da União.

A proximidade de Roma com ACM Neto é vista como positiva pelo presidente Bolsonaro, que nunca escondeu o desejo de ter o ex-prefeito de Salvador mais perto.

A expectativa é que as mudanças no primeiro escalão ocorram após o Carnaval. Atual ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, assumirá a Secretaria-Geral da Presidência.

Aliados de Bolsonaro no Congresso já admitem que as primeiras mudanças devem ser pequenas, mas esperam que, aos poucos, o presidente faça trocas nos ministérios. Políticos do Centrão defendem substituições na Saúde, Desenvolvimento Regional e no Itamaraty.

Nesta sexta-feira, ACM Neto desmentiu também rumores de que possa estar cotado para ser vice-presidente de Bolsonaro em 2022. “Não é hora de falar de eleição. Não existe qualquer possibilidade de eu ser candidato a vice-presidente de Bolsonaro nem de ninguém”, disse, em nota.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.