Bolsonaro pula fora de Silveira

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, falou sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL) em agenda no Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (19).

Perguntado se o governo se posicionaria sobre o caso, André disse que “esse papel cabe ao Congresso Nacional à luz da Constituição, o que acontece no âmbito dos procedimentos a Polícia Federal tem independência técnica de fazer análise e isso vai ser feito”.

A Câmara dos Deputados deve avaliar nesta sexta se mantém a prisão de parlamentar bolsonarista preso após fazer vídeo em que elogia AI-5, ato mais violento da ditadura, e pede destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que é inconstitucional.

“A posição do governo é que cabe, à luz da Constituição, ao Congresso Nacional dar a palavra sobre a situação”, repetiu o ministro.

Três dias após a prisão do deputado, esta é a primeira manifestação de um integrante do primeiro escalão do governo. O presidente Jair Bolsonaro ainda não comentou o assunto.

Câmara decide se mantém ou derruba a prisão do deputado Daniel Silveira

Silveira foi preso em flagrante na noite de terça (16) no Rio de Janeiro pela Polícia Federal após divulgar um vídeo no qual fez apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defender a destituição de ministros do STF. As reivindicações são inconstitucionais.

A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada nesta quarta (17) por unanimidade pelo plenário do STF. Nesta quinta-feira (18) Daniel participou de uma audiência de custódia e o juiz auxiliar do STF decidiu manter a prisão.

Nesta sexta a Câmara decidirá se mantém ou derruba a prisão de Silveira. Pela Constituição, a prisão em flagrante de um parlamentar no exercício do mandato tem de ser submetida ao plenário da Casa legislativa onde ele atua.

Além disso, a Câmara marcou para a próxima terça (23) a instauração do processo de Daniel Silveira no Conselho de Ética, que decide ou não pela perda do mandato do deputado. Silveira foi alvo de representação por quebra de decoro parlamentar.

A primeira programação do ministro no estado foi em uma barreira policial na Rodovia do Contorno, no local de acesso a Nova Rosa da Penha I, em Cariacica, na Grande Vitória, onde ele fez um pequeno pronunciamento dedicado aos trabalhadores da segurança pública e garantiu que a Força Nacional vai continuar atuando na cidade.

“Temos que fazer muito em pouco tempo. Sabemos que a Grande Vitória tem grandes desafios na segurança pública. Fico muito feliz de ver a estruturação da guarda municipal nesses municípios”, declarou.

“Sintam-se empoderados por parte do governo federal para exercer a missão. Saímos daqui com o compromisso de fazer o melhor para estruturar e dar condições de trabalho aos senhores”, disse.

Depois da agenda na barreira policial, o ministro seguiu até a 4ª Companhia da Polícia Militar, que fica no mesmo bairro. O ministro foi acompanhado pelo secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho.

Durante a tarde, o ministro tem agenda com o governador Renato Casagrande (PSB).

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.