Bolsonaro quer taxar Facebook por bloquear suas fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas ao Facebook, afirmou que acionou a Advocacia Geral da União (AGU) e que vai trabalhar com o parlamento para aumentar os impostos para que essas empresas operem no Brasil. Bolsonaro afirma que a rede social está impedindo seus seguidores de anexar imagens nos comentários de suas publicações para prevenir a disseminação de fake news, e declarou que só não tira jornais de circulação pois é um “democrata”.

“Com todo respeito, eu sou um qualquer do povo: proibir anexar imagens a título de proteger fake news. O certo é tirar de circulação – não vou fazer isso, porque sou um democrata – tirar de circulação Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Antagonista, são fábricas de fake news”, declarou o presidente enquanto caminhava por uma praia de Santa Catarina, onde passa o feriado de Carnaval.

 

Bolsonaro também classificou o suposto bloqueio da rede social como “inacreditável” e reclamou que os atos de “censura” contra ele não são reverberados pela mídia.

“Agora deixa o povo se libertar, porque tem liberdade. Logicamente que se alguém extrapolar alguma coisa, tem a Justiça para recorrer. Agora o Facebook bloquear a mim e a população é inacreditável. E não há uma reação da própria mídia, ela se cala. Falam tanto da liberdade de expressão para eles em grande parte mentir com matérias. Agora para a população é uma censura que não se admite”.

O ataque direcionado para as grandes empresas de tecnologia que controlam as principais plataformas sociais não é uma novidade entre aliados de Jair Bolsonaro. O núcleo duro da “ala ideológica” é protagonista de uma ofensiva por meio de projetos de lei para impedir a remoção de conteúdos das redes, proibir pedidos de explicações e investigações sobre bloqueios de contas.

Apesar de acusar a imprensa de publicar notícias falsas, postagens do próprio presidente, de aliados, e até a conta oficial do Ministério da Saúde já receberam avisos do Twitter e do Facebook de que continham conteúdo que pode desinformar os usuários. Outro exemplo de controle da disseminação de informações falsas no período recente, contestado por Bolsonaro, é o bloqueio de dois canais do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, sob alegação de violação das regras da plataforma.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.