Enfermeira que fingiu aplicar vacina será ouvida pela polícia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou à CNN, nesta terça-feira (16), que instaurou um segundo inquérito para apurar o caso em Niterói, na região Metropolitana, em que uma técnica de enfermagem inseriu a seringa e não aplicou a vacina contra a Covid-19 num idoso.

O Brasil já registrou pelo menos quatro casos de falsa aplicação de vacina contra a Covid-19 em três estados diferentes: Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro.

Os investigadores tomaram conhecimento do fato através das redes sociais. Até a segunda-feira (15), ninguém havia procurado a 76 DP (Niterói) para um registro de ocorrência.

Os agentes já solicitaram à Secretaria Municipal de Saúde de Niterói os nomes do paciente e da técnica de enfermagem para que os dois prestem depoimento. A profissional será ouvida nesta quarta-feira (17) e terá a oportunidade de esclarecer o que aconteceu no dia da imunização.

O flagrante feito pela família no posto drive-thru da Universidade Federal Fluminense mostra o momento em que a profissional insere a seringa e não aplica a dose. De acordo com a Prefeitura de Niterói, ela foi afastada das funções e o idoso vacinado em casa um dia depois.

Em paralelo à investigação policial, o caso está sendo apurado pela prefeitura de Niterói. “Todas as medidas cabíveis serão tomadas. O protocolo determina que o Conselho Profissional de Enfermagem seja notificado. Fizemos isso nesta segunda-feira (15)”, informou a assessoria do governo municipal.

A polícia do RJ investiga possíveis desvios relacionados à vacinação no estado. Já são duas denúncias de falsas aplicações da vacina contra a Covid 19. O receio é de que outros casos como esses aconteçam e causem temor na população. Os dois casos denunciados no RJ foram filmados pelas famílias dos idosos e viralizaram nas redes sociais.

Se as investigações confirmarem os desvios de doses, ou qualquer outra irregularidade, os profissionais de saúde serão indiciados pelo crime de peculato. A pena pode chegar a 12 anos de reclusão.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio também apura as denúncias de irregularidades durante a vacinação. O Coren-RJ informou ainda que os profissionais afastados serão ouvidos pelo Departamento de Ética, que acompanha diretamente os casos.

Em Petrópolis, na região Serrana do RJ, a técnica de enfermagem filmada injetando uma dose vazia em vez da vacina contra Covid-19 em uma idosa de 94 anos prestou depoimento nesta segunda-feira (15).

A profissional com dez anos de experiência afirmou não ter percebido a falha e garantiu que o problema era com a seringa. Assim como em Niterói, a secretaria de Saúde de Petrópolis também afastou a técnica de enfermagem até o fim das apurações e confirmou à CNN que a seringa utilizada pela técnica de enfermagem estava vazia no momento da aplicação.

Neste caso, a idosa também já foi vacinada com a dose contra a Covid-19, segundo a secretaria de Saúde de Petrópolis.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.