Grupo de Lira não quer Bia Kicis na CCJ

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio – 21.mai.2020/Estadão Conteúdo

A escolha da deputada Bia Kicis (PSL-DF) para presidir a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara provocou reação até mesmo entre os aliados do novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Deputados que apoiaram a eleição de Lira disseram à CNN, em caráter reservado, que a indicação de Kicis não será aceita facilmente pelos pares. A avaliação é a de que a escolha da parlamentar tem potencial para desarranjar a nova gestão, uma vez que a CCJ é a principal comissão da Câmara.

De acordo com relatos feitos à CNN, caso a indicação de Kicis à CCJ se confirme, será dado início a um movimento para que a eleição da deputada não seja confirmada pelo colegiado. Isso porque o ato do presidente da Câmara precisa ser referendado pela comissão. A deputada será submetida a uma eleição na CCJ e precisa ter o aval da maioria para assumir o posto.

Aliados de Lira temem que Kicis, uma das principais escudeiras do presidente Jair Bolsonaro, transforme a CCJ em palanque para pautas consideradas polêmicas. Deputados lembram que ela é uma das investigadas no chamado inquérito das fake news, que apura a participação de pessoas e organizações na produção e disseminação em massa de notícias falsas sobre membros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Paralelamente à reação do grupo de Maia, um movimento dentro do próprio PSL, no início da noite desta terça-feira (2), tem potencial para travar a indicação de Kicis à CCJ. A chegada da deputada à comissão passou por um acordo que envolve a Mesa Diretora da Câmara.

Pelo acerto,o presidente do partido, Luciano Bivar (PE), seria o nome da sigla para a primeira-secretaria e a ala bolsonarista do PSL ficaria com o comando de comissões. Nesta noite, no entanto, Léo Motta (PSL-MG), se inscreveu para disputar o cargo com Bivar –o que pode provocar mais um racha interno e impactar os acordos com Lira.

CNN Brasil

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.