Justiça Federal passa o pano para Sara Winter

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Justiça Federal do Distrito Federal rejeitou uma denúncia por injúria feita pelo Ministério Público contra a extremista Sara Giromini, por ataques feitos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal Criminal do DF, no entanto, determinou que o MP proponha um acordo para a extremista diante da acusação de ameaça ao ministro.

Em decisão publicada na segunda-feira (8), Codevila rejeitou parte da acusação formal sob o argumento de que crimes contra a honra — grupo do qual a injúria faz parte — não são mais compatíveis com a Constituição Federal de 1988.

Sara Giromini lidera um grupo de extremistas que apoia o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ela chegou a ser presa no ano passado em desdobramento das investigações do inquérito dos atos antidemocráticos, sob a suspeita de que atuou para captar recursos para financiar essas manifestações pelo fechamento do Congresso e do Supremo.

Em junho de 2020, o Ministério Público denunciou Giromini por injúria e ameaça contra o ministro do STF. Na denúncia, o MP detalhou ofensas e ataques da extremista contra Moraes, publicadas nas redes sociais entre os dias 29 de maio e 8 de junho.

Naquela semana, Giromini foi alvo de ação da Polícia Federal em investigação conhecida como “inquérito das fake news”, que apura “notícias fraudulentas” e ameaças que “atingem a honorabilidade e a segurança” do STF, de seus membros e de familiares.

Em uma das publicações, em vídeo, ela afirma que vai “infernizar” a vida do magistrado e descobrir os lugares que ele frequenta, até ele “sair do jogo”.

“Isso não é uma ameaça, não. É uma constatação. O senhor não vai continuar no poder. O senhor vai sair. Por bem, por mal. Quando eu digo mal, algo que se chama coerção civil.”

Em outro trecho, ela insinua agressões físicas. “Hoje o Alexandre de Moraes conseguiu uma inimiga pessoal. Sou eu. Se eu estivesse em São Paulo, eu ia na frente do prédio dele, mandar ele descer pra trocar soco comigo”, disse.

O juiz federal determinou ainda que, quanto à acusação de ameaça feita pela extremista ao ministro do STF, o MP apresente uma proposta de transação penal. Este instrumento jurídico é uma espécie de acordo realizado entre o Ministério Público e o acusado de um delito, para evitar uma posterior condenação.

Com isso, é fechado um entendimento no qual o acusado aceita cumprir as determinações e as condições propostas pelo MP em troca do arquivamento do processo. Concluído o acordo e validado pela Justiça, o processo é encerrado.

“Tendo em conta as restrições financeiras do Estado e a carência de recursos humanos, as atividades de investigação, acusação e julgamento devem centrar-se nas condutas efetivamente impactantes para a sociedade, descartando-se os conflitos interpessoais passíveis de serem resolvidos por vias menos onerosas. É dizer, a criminalização em demasia desvia o foco da função protetora do Estado e consome recursos escassos”, escreveu.

Agora, o MP pode propor o acordo sobre o crime de ameaça, como estabeleceu o magistrado, ou ainda recorrer da rejeição da parte da denúncia que trata do crime de injúria.

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.