Lava Jato desocupará instalações só em outubro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Geraldo Bubniak/AGB

Formalizado nesta quarta-feira, o encerramento das atividades da força-tarefa Lava-Jato em Curitiba terá impacto reduzido graças à preservação, pelo menos até outubro, do corpo técnico que presta serviços ao Ministério Público Federal (MPF) desde o início da operação.

Trata-se do grupo de 35 servidores que hoje atua no assessoramento de procuradores em diferentes etapas do trabalho — desde a localização de informações específicas nas bases de dados da operação à organização de rotina e agenda, além de cuidados de ordem burocrática na tramitação de processos judiciais.

O grupo de servidores foi escolhido pessoalmente pelos procuradores — e por isso é considerado de confiança do grupo que atua na Lava-Jato. Agora eles estão operacionalmente vinculados ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPF, que contará com nove integrantes — cinco deles dedicados exclusivamente às investigações remanescentes da Lava-Jato.

Outros dez procuradores continuarão nos casos ainda pendentes de conclusão, mas sem dedicação exclusiva – isto é, trabalhando remotamente. Reservadamente, os procuradores admitem que por causa da pandemia da Covid-19, na prática, o trabalho remoto já é uma realidade no trabalho do grupo desde março do ano passado.

No entanto, o fim da exclusividade — isto é, a obrigação de dar conta dos casos da Lava-Jato e também dos processos das comarcas de origem — é apontado como o maior empecilho ao desempenho dos procuradores. A redução na força de trabalho disponível é notável.

A continuidade do trabalho, mesmo que em condições diferentes, só é possível graças à manutenção do corpo original de servidores, na avaliação de investigadores.

O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, está em rota de colisão com a Lava-Jato desde a campanha para a PGR. Ele era um dos poucos nomes críticos à operação e, ao assumir, encampou mudanças que desagradaram ao grupo.

Nesta quarta, depois de participar da sessão de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, em Brasília, ele citou a migração dos procuradores para o Gaeco como uma forma de dar continuidade à operação, mas sob nova roupagem institucional. Ele negou que a mudança signifique o fim dos trabalhos e classificou-a apenas como uma mudança de nome.

— Os Gaecos institucionalizam as atividades das forças-tarefas, que não tinham nenhuma institucionalidade. As forças-tarefas continuam no modelo institucional de Lava Jato, onde os membros são os mesmos, com garantias, inclusive, de mandato de biênio, onde existem projetos de início, meio e fim — afirmou.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.