Lira convidou até inimigos de Bolsonaro para festa da covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jussara Soares / Agência O Globo

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), eleito presidente da Câmara dos Deputados na segunda-feira, festejou a vitória com aliados em uma festança em mansão do Lago Sul com comida e bebida à vontade e música ao vivo. Aguardado para comemorar a vitória do aliado, o presidente Jair Bolsonaro não compareceu, mas ligou para Lira para dar os parabéns.

A comemoração foi até as quatro horas da manhã e uniu figuras carimbadas do Centrão, militantes bolsonaristas e desafetos de Jair Bolsonaro, como a deputada Joice Hasselman (PSL-SP). Amigo do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, Alexandre Baldy, secretário de Transportes de São Paulo, também prestigiou Lira.

Estavam presentes Fábio Faria, ministro das Comunicações, e Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política e alvo de constantes críticas de Lira e aliados nos bastidores, apesar de ter liderado no Planalto as negociações de cargos e emendas para interferir no processo eleitoral da Câmara. Também compareceram os secretários especiais de Comunicação, Fabio Wajngarten, e o de Pesca, Jorge Seif.

Entusiasmado com a demonstração de força do Centrão, um integrante do governo dizia que agora é que o governo Bolsonaro “vai começar de verdade”. Já um parlamentar desafeto do presidente dizia que agora Bolsonaro será “doutrinado” com a política de verdade e que o governo é agora uma “sociedade com o Congresso.”

Apesar da pandemia, havia centenas de convidados em um salão e praticamente ninguém usava máscara. Alguns poucos optaram pelo acessório com o símbolo de Arthur Lira.

Em meio a clássicos do brega e sertanejo dos anos 80 e 90, a banda contratada pela campanha chegou a censurar, no microfone, aqueles que gravavam a festa para suas redes sociais. A vocalista pediu privacidade aos presentes, que bebiam vinho, whisky e espumante.

A mansão fica à beira do lago Paranoá e conta com piscina aquecida, quadra de futebol, um deque e um pequeno bosque. O imóvel pertence ao empresário Marcelo Perboni, conhecido nas colunas sociais e festas de Brasília.

O clima era de êxtase, já que Lira ganhou a eleição com 302 votos, em primeiro turno. O novo presidente da Câmara, no entanto, dizia que esperava ter chegado a 330 votos. Festejado por políticos de diversos matizes, Lira comentou a interlocutores que iria ligar para Maia hoje. Disse que não se falam há quatro meses e foi até ignorado ao enviar uma mensagem de Feliz Natal para ele.

Os dois tiveram uma discussão acalorada na reunião de líderes para decidir a formação dos blocos apresentados para a Mesa Diretora. Em meio ao bate-boca, Maia perguntou se o adversário “pensava que estava em Alagoas”. Ao que Lira pergunta se o agora ex-presidente da Casa estava “pensando que está no morro carioca?”.

Estavam na festa Roberto Jefferson, sua filha, Cristiane Brasil, o presidente do PP Ciro Nogueira (PP-PI) e alguns bolsonaristas de carteirinha “anônimos” — alguns até usando camisetas de Jair Bolsonaro.

No decorrer da festa, os convidados invadiram o espaço da banda. Cristiane Brasil marcou presença cantando “Malandragem”. O hit “Letícia”, de Zé Vaqueiro, foi interpretado a pedido dos presentes mais de uma vez.

Ex-aliada de Bolsonaro, a deputada Joice Hasselman (PSL-SP) dançou com o vice-líder do governo na Câmara, Luís Lima (PSL-RJ), e chegou a ser chamada para comparecer ao palco.

No salão, uma projeção mostrava cenas da campanha de Lira. Ele foi disputado pelos presentes em busca de fotos. O deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), aliado de primeira hora de Bolsonaro, também era procurado para selfies.

Os convidados se refestelaram com camarões, paella e massas sortidas no buffet. Nas palavras de um integrante do governo presente na festa, se o adversário Baleia Rossi (MDB-SP) tivesse ganhado a eleição, “todos estariam de máscara”. Mas não foi o caso.

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.