Lira desaloja comitê de imprensa na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Uma semana depois de ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) ordenou a remoção de jornalistas de sua área de trabalho. Os profissionais que fazem a cobertura do Legislativo ficam em um comitê, em área com acesso ao plenário, mas serão despejados para que Lira instale seu gabinete no local.

Maia: ‘ACM Neto entregou a nossa cabeça numa bandeja para o Planalto’

O espaço destinado à imprensa será reaberto em outro local, longe da atividade parlamentar. Com a mudança, Lira não será mais obrigado a atravessar o chamado Salão Verde para entrar em plenário. A presidência ficava em local contíguo ao salão. Lá, todos os presidentes da Câmara eram interpelados antes de uma sessão. Jornalistas e servidores credenciados, além de visitantes, costumam circular pelo salão.

A mudança é uma alteração no projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer. Questionada sobre os motivos da obra, a assessoria do presidente da Câmara ainda não respondeu.

Ao GLOBO, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, confirmou o início das obras.

— Há uma decisão para fazer a mudança. Num prazo curto, ainda este mês. E me foi informado pelo Lira — disse Sampaio ao GLOBO.

Antes de Lira, alguns presidentes da Câmara tentaram acabar com o comitê de imprensa, mas desistiram. Em 2015, a gestão de Eduardo Cunha (MDB-RJ) quis dar prosseguimento ao mesmo projeto de Lira, enquanto enfrentava processo no Conselho de Ética.

Em 2007, o então presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), cuja dificuldade para lidar com a cobertura dos jornalistas era pública, tentou desengavetar um projeto do ex-presidente João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no mensalão, de transferir o Comitê de Imprensa do local em que já funcionava há mais de 30 anos para outra área.

Chinaglia alegava que, no projeto original de Niemeyer, a presidência da Câmara funcionaria onde hoje está o comitê. Na ocasião, o arquiteto negou. Disse que o prédio é tombado e que as reformas não poderiam desfigurar seu projeto.

A deputada Soraya Santos (PL-RJ), ex-primeira-secretária e aliada de Lira, estava tocando o projeto desde o ano passado. Há três semanas, questionada sobre o assunto, disse que não é uma tentativa de cercear o trabalho da imprensa.

— A Câmara está repensando todos os seus espaços. É óbvio que onde está o comitê de imprensa, no nosso projeto, é o espaço justamente do presidente. Estamos resgatando a história. Houve um crescimento sem planejamento. Não podemos ter em Brasília, que é um cidade planejada, os espaços sem planejamento, e isso não tem nada a ver com cerceamento de liberdade, onde quer que esteja — disse Soraya.

Em março de 2019, os deputados aprovaram um projeto para dar ao comitê o nome do jornalista Jorge Bastos Moreno. Colunista do GLOBO, Moreno morreu em 2017. Com mais de 40 anos de carreira, trabalhou no jornal O GLOBO por cerca de 35 anos, onde chegou a dirigir a sucursal de Brasília.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.