Lula tira Vaza Jato do Plenário do STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Almeida/AFP e Michel Filho/VEJA

Em mais uma derrota para a Lava-Jato, a defesa do ex-presidente Lula conseguiu retirar do plenário do STF a discussão presente em um habeas corpus do petista que faria com o que a legalidade das mensagens obtidas por hackers como prova fosse discutida.

É que o ministro Edson Fachin acaba de aceitar o pedido de desistência desistência do habeas corpus em que o petista tentava obter as mensagens da Lava-Jato roubadas pelos hackers. Um recurso diferente do que será analisado logo menos pela Segunda Turma do STF.

Em novembro, Fachin entendeu que, antes de fornecer a Lula as mensagens de Sergio Moro e dos procuradores da força-tarefa, era preciso decidir, em análise do plenário da Corte, se os dados tinham validade jurídica.

Foi para evitar que o relator dos casos da Lava-Jato na Corte seguisse com o julgamento no plenário — o que poderia resultar numa derrota para Lula se as mensagens fossem declaradas nulas — que a defesa do petista correu para desistir do recurso.

Nesta terça-feira, porém, Fachin, embora tenha chamado a atenção para a importância do caso — “tema de imprescindível debate a ser realizado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, o qual transcende os interesses subjetivos do paciente almejados na presente impetração” — homologou o pedido de desistência dos advogados de Lula.

O recurso seria apreciado em mesa — quando o relator inclui o caso na pauta — pelo plenário da Corte, mas já foi retirado.

Veja 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.