MPF dá 15 dias para Exército informar sobre cloroquina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: DIEGO VARA / Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) determinou um prazo de 15 dias para que os comandos do Exército e da Aeronáutica informem quais os órgãos mobilizados e qual o valor gasto na “produção, aquisição, distribuição de cloroquina” ao longo do ano de 2020 e até os dias atuais.

A determinação ocorre no âmbito de uma investigação que apura a utilização de recursos públicos para aquisição de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento de Covid-19. O inquérito apura ainda a execução orçamentária no combate à Covid-19 e a “omissão” do Ministério da Saúde na aquisição de vacinas.

Entrevista: ‘No Brasil, situação é catastrófica’, afirma epidemiologista sobre circulação de variantes e falta de vacinas

O MPF determina que o Comando do Exército e da Aeronáutica informe inclusive as fontes orçamentárias utilizadas para custear a produção de cloroquina. O órgão cita uma reportagem da Folha de S. Paulo, publicada no dia 6 de fevereiro, que narrou a utilização de vários órgãos ligados ao governo federal para a produção de cloroquina.

No mesmo inquérito, o MPF dá outras determinações como um prazo de 15 dias para que o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, explique por que tirou o aplicativo “TrateCov” do ar. A plataforma fornecia diagnóstico de pacientes e indicava “tratamento precoce” com a utilização de cloroquina e outros medicamentos.

O MPF determina ainda que o secretário informe as evidências científicas que embasaram nota técnica do Ministério da Saúde orientando tratamento com o medicamento mesmo em casos cujos pacientes apresentam sintomas leves.

O órgão estabeleceu ainda um prazo de 10 dias para que o Conselho Federal de Medicina (CFM) manifeste sua posição sobre a utilização do TrateCov e se o aplicativo fere a ética médica.

No âmbito do mesmo inquérito, a procuradoria do Distrito Federal determina a notificação dos ex-ministros Nelson Teich, à frente da pasta entre abril e maio de 2020, e Luís Henrique Mandetta, demitido por Bolsonaro em abril do ano passado, para que prestem declarações sobre o tema.

Desenvolvedoras de vacina como a Pfizer, o Instituto Butantan e a Fiocruz, também foram notificadas pelo MPF para prestar informações sobre a negociação de vacinas.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.