MPF-DF abre investigação contra Pazuello

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: pablo Jacob/Agência O Globo

A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu a abertura de um inquérito civil para apurar supostos atos de improbidade administrativa cometidos pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no combate à pandemia de covid-19. Um dos pontos questionados é o uso de recursos públicos para compra de medicamentos contraindicados para o tratamento da doença, como a cloroquina e a ivermectina.

Além disso, o inquérito também deverá investigar se houve omissão do órgão na aquisição de vacinas, a baixa execução orçamentária da pasta e a falta de destinação de equipamentos e insumos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os pedidos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) está um para que os comandos do Exército e da Aeronáutica informem quais órgãos foram mobilizados e qual o total gasto com a “produção, aquisição, distribuição de cloroquina” em 2020 até agora.

Também solicitou que o Conselho Federal de Medicina manifeste, no prazo de dez dias, sua posição sobre a utilização do aplicativo TrateCov, lançado pelo Ministério da Saúde, e que recomendava o chamado “tratamento precoce” a pessoas com supostos sintomas de covid-19. Ao Ministério da Saúde, cobrou explicações sobre por que a pasta decidiu retirar do ar o aplicativo.

Além disso, a procuradoria quer que a empresa Pfizer relate como foram as negociações com o governo para a compra de vacinas. Quer também que o laboratório Merck, fabricante da ivermectina, esclareça se é a posição oficial da empresa o comunicado que alertava para a ausência de base científica e evidências significativas de que o medicamento teria eficácia contra a covid-19.

Sobre as vacinas, o Ministério Público Federal também pediu informações ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também foram solicitadas informações sobre a aprovação dos imunizantes à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.