MPF quer prisão de hacker que desmoraliza Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo

O Ministério Público Federal enviou à Justiça Federal um novo pedido de prisão preventiva contra o hacker Walter Delgatti Neto, que invadiu o aplicativo Telegram de diversas autoridades públicas, incluindo dos procuradores da Lava-Jato. O MPF argumentou que Delgatti descumpriu uma das medidas cautelares determinadas pela 10ª Vara da Justiça Federal, que era a ordem para não acessar a internet.

Segundo o Ministério Público, Delgatti utiliziou a internet do escritório de seu advogado para conceder uma entrevista por meio de videoconferência.

“O fato de Walter não ter clicado no computador para acessar a internet é desimportante, pois a decisão é clara quanto à proibição de não acessar a internet, de forma direta, ou indiretamente com a ajuda de terceiros, e que o uso de videoconferência apenas poderia ocorrer para compromisso com a Justiça. Além disso, ao longo da entrevista, Walter expõe conteúdos íntimos das vítimas dos crimes investigados e processados no bojo dessa ação penal, violando, inclusive, a Lei Geral de Proteção de Dados”, escreveu a procuradora Melina Montoya.

Caberá à 10ª Vara da Justiça Federal julgar o pedido. A informação foi revelada pelo “G1”. O GLOBO teve acesso ao documento.

Delgatti havia sido preso na Operação Spoofing, deflagrada em julho de 2019 pela Polícia Federal. Ele próprio admitiu ter invadido o Telegram das autoridades. Em setembro do ano passado, a Justiça revogou sua prisão preventiva e determinou a utilização de tornozeleira eletrônica. Desde então, Delgatti tem dado algumas entrevistas a veículos de imprensa sobre o conteúdo obtido das supostas conversas de procuradores da Lava-Jato.

O advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, afirmou que o Ministério Público “tenta induzir o magistrado a erro”. “Walter não acessou a rede mundial de computadores, e o assunto abordado é de conhecimento público. Dentre as medidas cautelares não consta a privação da sua liberdade de expressão”, afirmou.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.