MPF reage a PEC que reduz recursos para Educação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Unsplash

Nesta quarta-feira (24/2), o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão Permanente de Educação (Copeduc) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça enviaram ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados uma nota que vai de encontro à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 186, de 2019.

O objetivo da PEC em questão é extinguir a destinação constitucional de recursos mínimos, por parte da União, a estados e municípios do Brasil. De acordo com os órgãos, a emenda representa “retrocesso” em relação à administração da educação básica.

Além disso, o projeto seria contrário à Constituição Federal de 1988, que é a responsável por diversas conquistas históricas em âmbito educacional – sobretudo diante do disposto nos artigos 205 a 214 da Carta Magna brasileira.

O aspecto apontado pelo MPF e pela Copeduc tem como finalidade mostrar que, caso a PEC nº 186, de 2019, fosse, de fato, aprovada, seriam gerados grandes danos à educação básica de qualidade e a programas referentes ao tema, como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aprovado pela Emenda Constitucional nº 108, de 2020.

“A natureza permanente da qual foi dotado (O Fundeb) não representará mais nada para o financiamento da educação, considerando que a matriz constitucional na qual se apoia perderá sua efetividade”, declaram os órgãos no documento.

O Ministério Público explica ainda que a proposta é de cunho inconstitucional, visto que põe em risco, também, parte da economia do país. Segundo o ofício, “a tentativa ofende princípios constitucionais como o da vedação de retrocesso e da aplicação de recursos no patamar mínimo, como cláusulas pétreas”.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.