Pesquisa mostra divisão da opinião pública sobre troca na Petrobras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O recente imbróglio envolvendo a troca no comando da Petrobras pelo presidente Jair Bolsonaro parece não teve impacto na avaliação de seu governo. É o que mostra rodada extra da pesquisa XP/Ipespe no mês de fevereiro.

A avaliação positiva do governo Bolsonaro se manteve praticamente inalterada, saindo de 30% para 31%, em relação à rodada realizada em 4 de fevereiro. Os que classificam a gestão Bolsonaro como ruim ou péssima se mantiveram em 42%.

Foram realizadas 800 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 22 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Perguntada sobre o episódio da troca do presidente da Petrobras, a população aparece dividida na avaliação da conduta do presidente da República: 40% dos entrevistados entendem que Bolsonaro errou ao demitir o presidente da estatal, enquanto 38% avaliaram a troca como um acerto.

Sobre a definição dos preços dos combustíveis, 41% acreditam que, mesmo sendo pautados pelo mercado, os reajustes deveriam ter prazos definidos pelo governo, por exemplo, com uma limitação de aumento de preços em intervalos menores que 3 meses.

Entre os entrevistados que declaram ter votado em Bolsonaro em 2018, 22% entendem que o governo deve estabelecer os preços, mesmo que isso levasse a um aumento geral de impostos. A não interferência Executivo nos preços dos combustíveis é defendida por 25% dos entrevistados.

A pesquisa revela ainda apoio popular a uma postura mais intervencionista do governo na economia. Medidas de intervenção econômica, como a regulação de preços e do comércio entre países, é defendida por 53% da população. Três pontos percentuais acima, mas próximo do verificado em junho de 2018.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.