STF não aceita deputada terraplanista na CCJ

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram a integrantes do governo Bolsonaro a indicação, pelo PSL, do nome da deputada Bia Kicis (DF) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Na avaliação de ministros ouvidos pelo blog, a indicação, se confirmada, “desmoralizaria” os trabalhos da comissão que cuida justamente da legalidade de propostas, como emendas constitucionais.

Esses ministros afirmam que a interlocução da CCJ com o Judiciário ficaria inviabilizada caso Bia Kicis venha a comandar a comissão.

Segundo o blog apurou, após as reações, ministros do STF receberam sinais de que líderes buscam uma solução para evitar Bia no comando da CCJ. Eles têm ouvido que a indicação só ocorrerá após o carnaval, o que daria tempo de buscar uma alternativa.

A deputada já defendeu o impeachment de ministros como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além de ter uma postura negacionista sobre a pandemia.

Líderes governistas relataram ao blog que passaram a trabalhar por uma solução: um nome alternativo. Como o blog mostrou ontem, aliados do próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), avaliam que a indicação foi desastrosa e defendem um novo nome do PSL, como o deputado Marcelo Freitas (PSL-MG).

Nas conversas com ministros do STF, governistas tentam afastar a ideia de que Bolsonaro apoia Bia na CCJ, e lembram que Bolsonaro tirou a deputada da vice-liderança do governo quando ela votou contra o Fundeb.

Ministros do STF, no entanto, veem patrocínio do governo na escolha da deputada, já que ela é uma das mais fiéis ao Palácio do Planalto.

Na quarta-feira (3), Lira disse ao blog que quem indica presidente de comissão é líder de partido e que é preciso respeitar a proporcionalidade.

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.