Violência contra mulher virou pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/ONU Mulheres

Phumzile Mlambo-Ngcuka, 65 anos, é a diretora global da ONU Mulheres desde que Ban Ki-moon, o então secretário das Nações Unidas, a indicou para o cargo em 2013. Nessa época, ela já tinha uma vasta experiência em quebrar tetos de vidro. Licenciada em Educação pela Universidade do Lesoto (1980), foi eleita Deputada ao Parlamento da África do Sul em 1994. Pouco mais de uma década depois, em 2005, foi a primeira mulher a ser vice-presidente do seu país até 2008, ano no qual ela criou uma fundação para apoiar escolas em áreas desfavorecidas na África do Sul e Malawi.

Este 2021 ela enfrenta outro desafio: liderar o fórum “Geração Igualdade”, que marcaria os 25 anos da Conferência de Pequim, realizada em 1995, e não pôde ser realizado no ano passado devido à pandemia e segue indefinido. E ela terá que fazê-lo em meio a uma crise econômica e de saúde que negligenciou qualquer outra agenda, principalmente a feminista. Os direitos das mulheres ficaram para trás em relação à política quando, segundo a ONU, elas correm sério perigo. Mas Mlambo-Ngcuka não parece ser do tipo que se cansa ou desiste. Nesta entrevista, conduzida por videoconferência, ela pacientemente suporta interrupções e se junta à conversa repetidamente até que termina com uma mensagem: “Quero convidar as pessoas a participarem do Dia Internacional da Mulher, com foco em sua liderança nestes tempos de crise.”

Por que o progresso em direção à igualdade de gênero é tão lento?
Phumzile Mlambo-Ngcuka: O avanço sofreu a resistência que existe no mundo contra os direitos das mulheres e, em certa medida, contra os direitos em geral. Os movimentos populistas não são partidários dos direitos das mulheres e temos visto um aumento de líderes que afirmam, por exemplo, que os direitos reprodutivos e à saúde da mulher devem ser combatidos. Quando os governos enfrentam dificuldades financeiras, também tendem a reduzir os serviços sociais, importantes para a qualidade de vida das mulheres, como os relacionados à creche, essenciais para que elas tenham a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Um dos desafios mais significativos é, por outro lado, a redução do espaço para a atuação democrática da sociedade civil. Os direitos das mulheres progridem mais rapidamente nos países onde existe maior liberdade de atividade para a sociedade civil, portanto, os cortes nesse sentido também têm impacto.

O progresso é lento e agora a pandemia vai reverter alguns avanços já conquistados.
Nenhuma pandemia é neutra em termos de gênero. E esta tampouco. As mulheres experimentaram o impacto de forma desproporcional. Por exemplo, na economia, dois terços dos empregos perdidos eram das mulheres. Isso porque eles atuam nos setores mais afetados pela pandemia, como a hotelaria. Em muitos casos, elas nem mesmo têm um contrato legal e são maioria no setor informal. Portanto, não puderam se beneficiar dos mecanismos de ajuda que os governos criaram.

E temos, é claro, o problema da violência contra as mulheres, que aumentou principalmente durante o confinamento. Muitos governos tomaram medidas para lidar com isso e queremos que elas continuem após a pandemia, para que nem mesmo voltemos aos níveis anteriores de violência. Devemos fazer mais para erradicá-la. Estamos particularmente preocupadas com as mulheres jovens, com o número de adolescentes que engravidaram durante o confinamento, as que não vão voltar à escola, o aumento do tráfico de meninas. Todos esses são desafios que mulheres e meninas enfrentam devido à Covid-19. A isso se soma a escassa representação e liderança feminina nas decisões que têm a ver com a pandemia, não só no setor saúde, mas em todos os aspectos.

A maioria dos líderes se diz a favor da igualdade de gênero, mas as políticas não a acompanham. Você acha que ficamos na retórica quando se trata dos direitos das mulheres?
Sim. É um campo muito irregular. Alguns países estão fazendo progresso e outros não estão fazendo nenhum progresso. Há alguns que até voltam um pouco, retrocedem. E o ritmo é lento. Vou dar um exemplo: quando as Nações Unidas foram formadas, não havia mulheres chefes de Estado. Na Conferência de Pequim, em 1995, eram 12. Em 2020, no 25º aniversário desse evento, eram 22. Podemos dizer que é um progresso. Mas lento, muito lento. Nesse ritmo, teremos de esperar além de 2050 para alcançar a paridade nos chefes de Estado. Na reunião de Pequim, havia 10% de mulheres parlamentares. Em 2020, a média mundial é de 23%. É um progresso, mas a passo de tartaruga. Devemos enfatizar a necessidade de acelerar e garantir que o progresso não seja facilmente reversível.

Você sublinha a importância da liderança feminina, nesse sentido, ajuda ter exemplos como Kamala Harris?
Na verdade, qualquer exemplo ajuda. Mas como os Estados Unidos são muito influentes e o que acontece lá, para o bem e para o mal, é visível para todos, é bom ter uma Kamala Harris. Também será particularmente positivo se Harris representar a agenda feminista. Suas declarações sobre querer ser um modelo e inspirar as meninas e não ser a última a ocupar esta posição enviam uma excelente mensagem que desafia outros países. O exemplo da Estônia também é muito bom. Tanto a presidente quanto a primeira-ministra são mulheres. Conte essa história em seu artigo para que as pessoas vejam que é possível. Sempre tivemos países onde os homens ocupam a primeira e a segunda posição. Pela primeira vez, temos mulheres e o céu não caiu.

Você acha que no fórum de ‘Geração Igualdade’ se dará o salto das palavras para a ação?
Para fazer parte do fórum é necessário apresentar o que o país se compromete a fazer, tanto do ponto de vista econômico como político. A julgar pelos países que se inscreveram e o que eles estão lançando, estou muito otimista, mas cautelosa. Uma das coisas que aprendemos em Pequim foi que adotamos uma declaração, mas não elaboramos um plano de ação, nem identificamos o dinheiro para implementá-lo. Não tínhamos medidas que responsabilizassem os países. O que estamos fazendo agora por meio do ‘Geração Igualdade’ é colocar em prática um plano de ação. Eu estava preocupada em perder o ímpeto da pandemia, mas não perdemos um único país, setor privado ou participante da sociedade civil. É complexo porque colocamos a sociedade civil e os Estados-membros na mesma mesa como parceiros iguais. E nas Nações Unidas isso geralmente não acontece. Mas queríamos ter certeza de que há pessoas envolvidas que exigirão responsabilidade. É a nossa maneira de nos proteger da falta de responsabilidade e implementação. A maioria aceitou, embora haja alguns países que não querem participar porque não concordam com esses termos.

“Na ONU Mulheres, somos fortes defensores do feminismo masculino. E os homens devem saber que ao ingressar no movimento feminista liderado por mulheres, não apenas nos apóiam, mas também fazem algo por si mesmos, se libertam para serem pessoas melhores” PHUMZILE MLAMBO-NGCUKA
diretora-geral da ONU Mulheres

Você acha que a quarta onda feminista está perdendo força?
Eu não diria que estamos perdendo a força. Mas a realidade é que temos um novo tipo de feminismo. As mais novas, que agora estão na vanguarda da expansão feminista, têm uma visão diferente, são mais interseccionais do que as gerações anteriores. São feministas e ambientalistas, são feministas e ativistas contra a desigualdade racial, são feministas e lutam contra a homofobia. Tudo ao mesmo tempo. E elas incluem homens. Elas acolhem feministas masculinos com mais facilidade do que as feministas da minha geração. Enfrentamos tantos problemas com os homens que foi difícil trabalhar com eles. Mas as jovens acham mais fácil trabalhar juntos e lutar contra todos esses males na sociedade.

Os exemplos são importantes, mas a ONU não teve uma secretária-geral em 76 anos de história. Como o corpo está se movendo em direção à paridade?
O progresso também é lento na família das Nações Unidas. O Secretário-Geral atuou nas áreas em que pode fazer mudanças. Portanto, no nível executivo, alcançamos paridade e diversidade racial. Mas abaixo disso, nas entidades da ONU em que os Estados-Membros decidem, não há progresso. Vemos isso na eleição do Secretário-Geral: se os países não apostarem mais forte para que haja uma mulher no topo da ONU, não teremos. Precisamos de cidadãos para exigir a nomeação de mulheres.

Que mudança ou progresso você gostaria de ver em 2021?
Primeiro, mais liderança feminina. Não custa dinheiro, ninguém pode me dizer que, por causa da pandemia, você não pode apoiar a liderança feminina. O fato de termos uma crise financeira não impede isso. É apenas uma questão de vontade política. Em segundo lugar, violência de gênero. Vimos a arquitetura da luta contra uma pandemia, o que é preciso: você coloca seus operários da linha de frente para lutar 24 horas por dia, toma medidas importantes, como fechar fronteiras, que não é uma decisão fácil, e deixa os aviões no solo sem ir a lugar nenhum. A violência de gênero é uma pandemia que acontece às sombras, tão devastadora quanto o coronavírus, e é por isso que é preciso de funcionários de linha de frente com uma estrutura legal adequada para acabar com ela. Terceiro, gostaria de ver o progresso da justiça econômica. Os governos estão tomando várias decisões para reativar a economia. Muito dinheiro está sendo fornecido e esse dinheiro também deve beneficiar as mulheres.

Somente com mais mulheres líderes e leis já sabemos que práticas prejudiciais para meninas e mulheres, como a mutilação genital feminina ou o casamento infantil, não são erradicadas. Como podemos trabalhar contra as tradições, normas sociais e religiosas que as sustentam?
Temos nos empenhado em colaborar com líderes tradicionais e religiosos. E com homens. Essas são as três frentes para mudar as normas e práticas culturais que são prejudiciais às mulheres. Formamos na África uma organização pan-africana de líderes tradicionais, uma organização muito forte que continua a lutar, por exemplo, fornecendo regulamentos nas áreas onde têm jurisdição para proibir o casamento infantil, a mutilação genital feminina e o combate à violência contra as mulheres, bem como evitar que os pais tirem suas filhas da escola. Eles estão encontrando famílias que não atendem a esses padrões, anulando o casamento de meninas e mandando-as de volta à escola, até mesmo pagando suas taxas. Estamos avaliando se podemos replicar este modelo em tantos lugares quanto possível, onde haja autoridade tradicional e religiosa. Descobrimos que os países mais resistentes à lei e mais lentos são aqueles com forte autoridade tradicional e forte influência religiosa, por isso precisamos trabalhar com esses líderes. E, claro, em ambos, o fator comum são os homens.

Mas mesmo quando não há uma forte influência religiosa e tradicional na sociedade, os homens ainda têm um papel dominante na formação da cultura e nas decisões que as mulheres podem tomar. Por isso, nossa campanha “Eles por Elas” (#HeforShe), que desafia os homens, está se intensificando e colaborando com outros projetos de natureza semelhante. Na ONU Mulheres, somos fortes defensores do feminismo masculino. E os homens devem saber que ao ingressar no movimento feminista liderado por mulheres, não apenas nos apóiam, mas também fazem algo por si mesmos, se libertam para serem pessoas melhores.

O Globo

 

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.