Agenda global de Lula vai focar no Meio Ambiente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bob Strong/Reuters

Na semana passada, Lula inaugurou uma nova era no combate ao bolsonarismo. Mas um tema central na política brasileira passou batido: o meio ambiente.

Um fato curioso, dado que nenhuma bandeira está tão associada à renovação da centro-esquerda como a luta por uma reconstrução sustentável da economia.

Citado nominalmente no discurso do ex-presidente, Bernie Sanders lidera a nova geração responsável por impor a agenda climática dentro do partido democrata. Na administração Biden, ela é o denominador comum entre a ala progressista e centrista.

Outra líder mencionada pelo petista, a prefeita de Paris e presidenciável Anne Hidalgo foi reeleita graças a uma estratégia de “aquisição hostil” do eleitorado ambientalista.

Neste domingo, os verdes alemães consolidaram o seu poder vencendo duas eleições regionais e devem assumir um papel central no tabuleiro nacional na era pós-Merkel. Quem assumir a presidência do Brasil em 2023 terá de lidar com o “bloco verde” do Atlântico Norte.

Em breve, os atores nacionais vão sentir as consequências desses desdobramentos. Prevista para novembro, a COP26 vai selar a aliança do Ocidente e das potências asiáticas em torno de uma nova agenda climática. Ela vai enterrar a ilusão dos predadores da Amazônia que acreditam ser possível ignorar o novo paradigma global e manter o Brasil competitivo no comércio internacional.

Redação com Folha

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.