Aumentam críticos do teto de gastos no governo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ G1

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, mapeou na semana passada o crescimento do grupo “fura-teto” dentro do governo. Esse movimento é visto com preocupação depois da mobilização da articulação política do governo pela exclusão do Bolsa Família do teto dos gastos públicos na véspera da votação, no Senado, da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial.

Além do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, já apontado no passado pelo próprio Guedes como “fura-teto”, dois outros nomes do governo chamaram a atenção da equipe econômica nesta articulação: o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

A lógica da mobilização era abrir no teto um rombo superior a R$ 30 bilhões com a liberação de gasto em Bolsa Família, o que geraria uma sobra para gastar em obras de infraestrutura.

A iniciativa teve o aval do presidente Jair Bolsonaro, que na última hora recuou, depois da repercussão negativa da ideia. De forma reservada, Guedes tem dito que foi salvo do afogamento pelo presidente, que o puxou pelo cabelo. Na votação da PEC, o Bolsa Família foi mantido dentro do teto.

Em tempo: a primeira divergência pública sobre o teto de gastos foi em abril do ano passado, quando o programa o Pró-Brasil, com ideias para fomentar o crescimento, foi apresentado em uma reunião ministerial.

Desde então, Guedes tem resistido aos movimentos da área política do governo para abrir um espaço no teto de gastos. O argumento é que, sem credibilidade na condução da economia, haverá pressão inflacionária e aumento dos juros.

G1

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.