Bolsonaristas impedem passagem de van com oxigênio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma equipe de um hospital em Bela Vista de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, passou por momentos de apreensão na última segunda-feira (15/03). Isso porque o estoque de oxigênio da unidade de saúde estava no fim, faltando apenas oito minutos para acabar. Em meio à tensão, a van que levava cilindros do gás para repor o estoque do hospital estava presa em um protesto de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Naquela tarde, a unidade de saúde estava com 11 pacientes com COVID-19 internados na enfermaria e que precisavam do auxílio do oxigênio para respirar. De acordo com o jornal “O Popular”, faltavam apenas oito minutos para o gás chegar ao fim na unidade de saúde.

A reposição já havia sido solicitada e estava a caminho, mas o veículo com os cilindros acabou ficando preso em um protesto feito por bolsonaristas, que reclamavam de um decreto da Prefeitura de Goiânia que restringiu o funcionamento de atividades não essenciais por mais 14 dias. Estabelecimentos do tipo já estavam fechados antes, na tentativa do Executivo municipal de conter o avanço da COVID-19.

A van ficou parada em um bloqueio na BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. O motorista do veículo, então, conseguiu convencer outros motoristas a abrir caminho para que pudesse chegar até os manifestantes. Alguns foram contra a passagem do oxigênio, mas parte dos manifestantes abriu espaço para o automóvel passar. Ao todo, o percurso entre Goiânia e Bela Vista de Goiás levou 3h20 para ser feito.

Com a chegada da van faltando oito minutos para que o estoque de cilindros acabasse no hospital, funcionários da unidade de saúde que antes estavam aflitos, passaram a rezar, emocionados.

“Os funcionários estavam assustados e apreensivos, eu também estava. O hospital inteiro estava lá, batendo palmas. Eu me arrepiei todo, aquilo para mim foi gratificante, emocionante, de verdade. Foi lindo”, disse o motorista, ao “G1”.

Ronaldo Caiado (Democratas), governador de Goiás, fez um comentário no Twitter sobre o caso:

“Vejam que história bonita! O Hugo transportava uma van com cilindros de oxigênio, e precisou enfrentar manifestantes que bloqueavam a BR-153 na última segunda para fazer com que o oxigênio chegasse até a cidade de Bela Vista a tempo de salvar vidas. Muito orgulho!”

 

Estado de Minas