Brasil já tem mais mortes por covid que os EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MARCIO JAMES / AFP

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos na média de novas mortes diárias por Covid-19 por milhão de habitantes, segundo o projeto de transparência de dados Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford (Reino Unido).

De acordo com o levantamento da plataforma, o Brasil registrou na quarta-feira uma média móvel de 6,3 mortes diárias por milhão de habitantes, considerando os últimos sete dias. É o maior número já registrado no país. Já os EUA registraram 5,5 mortes por milhão, também considerando a média móvel.

Entre maio e outubro de 2020, o Brasil já havia superado os EUA no indicador. No entanto, desde então, os Estados Unidos ultrapassaram o país e se mantinham acima do número relativo de óbitos brasileiro.

Na quarta-feira, o Brasil registrou a 12ª maior média de novas mortes diárias pela Covid-19 por milhão de habitantes, enquanto os EUA estão em 17º. O ranking é liderado pela Eslováquia, República Tcheca e Montenegro. Entre esses países, apenas o segundo possui pouco mais de 10 milhões de habitantes.

O Brasil apresenta atualmente seu pior cenário: o país bateu, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de mortes por Covid-19 notificadas em 24h. Foram 1.840 óbitos contabilizados pelas secretarias estaduais de saúde, de acordo com informações do boletim do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel também bateu um novo recorde, com 1.332 mortes.

Já os EUA registraram na quarta-feira a média móvel de 1.835 óbitos, segundo o Our World in Data. Os dois países lideram o ranking da média móvel de novas mortes pela doença.

Ambos também são os países com os maiores números cumulativos de mortes por Covid-19 confirmadas desde o início da pandemia, com os EUA em primeiro lugar.

Considerando as mortes acumuladas por milhão de habitantes, o Brasil está em 24º lugar, com 1.220. O primeiro lugar é ocupado por San Marino, na Europa, com 2.210 de óbitos por milhão. Os EUA estão em 11º, com 1.566.

O projeto também apresenta dados sobre vacinação. Enquanto os EUA já aplicaram pelo menos uma dose de vacina em 16% de sua população, cerca de 3,4% da população brasileira foi vacinada. Israel lidera o ranking: 56% de seus habitantes já receberam pelo menos uma injeção.

O avanço da Covid-19 no Brasil tem levado a recordes de mortes pela doença e sobrecarga dos hospitais em diferentes regiões. Cientistas alertam que a situação do país se tornou uma ameaça global, com o risco de gerar novas e ainda mais letais variantes do coronavírus.

Para tentar frear o crescimento de casos da doença, estados e municípios adotam medidas como toques de recolher, restrições de circulação em alguns horários, fechamento do comércio de atividades não essenciais e proibição de acesso a parques e praias.

Especialistas destacam que, além das medidas restritivas contra o coronavírus, também é preciso acelerar a vacinação no país.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.