Brasil nunca fez isolamento de verdade contra covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Kaio Lakaio/VEJA

Em meio ao recrudescimento da pandemia da Covid-19 em todo o país, governadores têm defendido que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, fixe regras para uma política de isolamento social nacional como forma de conter o avanço do novo coronavírus.

Embora a política seja recomendada pelas autoridades de saúde e adotadas pela maioria dos governantes dos países mais comprometidos no combate à doença, o isolamento social no Brasil nunca atingiu o mínimo necessário defendido pelos infectologistas para conter o vírus.

Na última sexta-feira, 26, a taxa média nacional estava em 31,1%, segundo levantamento diário da plataforma Inloco, que utiliza dados de celulares para monitorar a adesão da população ao isolamento social — muito abaixo do indicador de 70% apontado pelos especialistas como o mínimo para provocar algum efeito na contenção da transmissão.

Pior: o Brasil nunca alcançou esse índice de 70% desde que o isolamento social passou a ser adotado por estados e municípios, em março do ano passado. A maior taxa alcançada ocorreu no dia 23 daquele mês, quando ela chegou a 62,2%.

Neste ano, a taxa só passou de 50% aos domingos – quando normalmente há menos pessoas circulando nas ruas porque é um dia de descanso para a grande maioria dos trabalhadores. Mesmo assim, no último domingo, 28, ela ficou em 46,6%.

Veja 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.