Brasil recebe 1 milhão de doses de consórcio na sexta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: GETTY IMAGES

Em audiência na Câmara dos Deputados, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou nesta terça-feira (16) que o Brasil receberá as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility na sexta-feira (19) ou no sábado (20).

Um segundo carregamento, com 1,9 milhão de doses adicionais do imunizante, está previsto para desembarcar no país até o fim deste mês.

O recebimento das vacinas da Covax já era esperado para março, mas ainda não se sabia a data certa.

A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.

Em entrevista à imprensa na segunda-feira (15), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia dito que as primeiras três milhões de doses já estavam com “embarque garantido”. Segundo ele, também há expectativa de receber outras 33 milhões de doses por meio do convênio, mas sem prazo definido ainda. “Colocamos [no cronograma] até o final de ano porque ainda não está programado”, afirmou.

O Ministério da Saúde já tem acordos fechados com a Fiocruz/Oxford, Butantan/CoronaVac e Aliança Covax. A vacina indiana Covaxin, da Bharat Biotech, não tem data definida de distribuição. Segundo a pasta, as 20 milhões de doses contratadas serão entregues ainda no primeiro semestre. Entretanto, o imunizante ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também há acordo para 138 milhões de doses da Pfizer. Essa vacina já foi aprovada para uso definitivo pela Anvisa.

O Ministério da Saúde afirmou que, ao todo, já comprou 562,9 milhões de doses. A maior parte ainda vai chegar ao longo de 2021.

Nísia Trindade participou de uma audiência pública virtual realizada pela comissão externa da Câmara que acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Em sua apresentação aos parlamentares, ela detalhou a adesão do Brasil à aliança global, em novembro de 2020, com a previsão de receber cerca de 42 milhões de doses.

Dessas, cerca de 9,1 milhões são doses da vacina Oxford/Astrazeneza (laboratório coreano SK Bioscience) chegam ao Brasil entre março e abril, mas até agora apenas 2,997 milhões de doses estão confirmadas, segundo informações da presidente da Fiocruz.

“Agora em março, nós vamos estar recebendo um primeiro carregamento entre os dias 19 e 20. Não sei se Franciele [Fontana do Ministério da Saúde, que participava da audiência] teve essa confirmação de data. Nós ainda não tivemos. É a OPAS que está junto ao Ministério da Saúde responsável por essa interação. Então, vamos estar recebendo um milhão de doses. E o segundo, ainda em março, de 1,9 milhão de doses. Então, até abril – o primeiro cronograma era até maio, agora foi antecipado para abril devido à situação mesmo do Brasil -, teremos próximo a 3 milhões de doses pela iniciativa Covax”, afirmou Nísia Trindade.

G1