Câmara quer prisão de comediante que incitou invasão da Casa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu na quinta-feira que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre a ação apresentada pela Câmara dos Deputados contra o humorista Danilo Gentili, acusado de oferecer “grave ameaça ao livre exercício dos Poderes, mais precisamente do Poder Legislativo nacional”.

No despacho, Moraes cita que, embora Gentili não possua prerrogativa de foro privilegiado perante o Supremo, o caso segue na Corte pela suposta conexão com o caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso há cerca de um mês por ataques a ministros do STF.

“O requerido Danilo Gentili Júnior não possui prerrogativa de foro perante o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL; entretanto, em face da alegada conexão processual com os fatos apurados no Inquérito nº 4781/DF, encaminhe-se ao douto Procurador-Geral da República para manifestação”, diz trecho da decisão de Moraes.

No processo, a procuradoria da Câmara pede a prisão de Gentilli por ter feito uma publicação sugerindo que a população “entrasse” no Congresso “e socasse todo deputado” por causa da PEC de imunidade.

A Coordenadoria de Processamento Judicial do STF entendeu que o caso tem relação com o inquérito que envolve Daniel Silveira, sob relatoria de Alexandre de Moraes. O presidente do STF, Luiz Fux, concordou com o entendimento e encaminhou o caso de Gentili para Moraes.

“Nestes termos, e em resposta à Consulta da Coordenadoria de Processamento Inicial, que indaga “como proceder à distribuição do presente feito”, determino a distribuição, por prevenção, ao Ministro Alexandre de Moraes, para que proceda como entender de direito. Publique-se. Cumpra-se”, disse Fux em despacho na quarta-feira.

A ação contra Gentili foi coordenada pelo deputado Luis Tibé (Avante-MG), responsável pela procuradoria da Câmara, a partir de um pedido do deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA). Ambos são aliados do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A tentativa é justamente de equiparar a postagem de Gentili com a de Daniel Silveira.

Nas redes sociais, no início da semana, Gentili disse que sempre defendeu as instituições.

“Eu fiz um tuíte que foi alvo de justas críticas por alguns deputados. Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso”, escreveu o humorista no Twitter.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.