Candidaturas de centro-direita devem repetir fiasco de Alckmin em 2018

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 24.abr.2017

O cenário de polarização entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva avançou ontem várias casas, com a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reintegrando o petista no jogo político nacional, avalia o analista Ricardo Ribeiro, da MCM Consultores. Para ele, “reduziu-se o espaço disponível a candidaturas alternativas de perfil centrista, especialmente para as posicionadas mais à esquerda, como Ciro Gomes”, ressalvando a hipótese de a nova derrota da Lava-Jato estimular o ex-ministro Sergio Moro a ser candidato, hoje uma possibilidade remota. Esse quadro de polarização não é obviamente tranquilizador para o mercado, diz Ribeiro, em nota.

“Quanto ao impacto da presença de Lula na corrida eleitoral, uma avaliação preliminar indica que polarizar com o ex-presidente é o melhor cenário para Bolsonaro”, observa Ribeiro. “Contudo, é também um risco substancial. Uma coisa é enfrentar o PT com Fernando Haddad candidato. Outra é com Lula na cabeça de chapa”, diz o analista da MCM. “É bom lembrar que Lula liderava todos os cenários de intenção de voto em 2018, no primeiro e no segundo turnos, antes de ser substituído por Haddad. Além disso, as pesquisas para 2022 sempre o colocam em melhor posição que Haddad e algumas mais recentes sinalizam condições de que o ex-presidente seja bastante competitivo na próxima eleição presidencial.”

Ribeiro observa ainda que, com Lula na disputa, também será mais difícil para o atual presidente reverter a rejeição que sofre no Nordeste. “Por outro lado, desde que Bolsonaro se comporte de maneira mais condizente com o cargo que ocupa, o retorno de Lula à condição de presidenciável lhe dará oportunidade de restabelecer alianças perdidas ou enfraquecidas com parcelas da centro-direita, da direita, da elite econômica e do mercado financeiro que se desiludiram com o atual presidente”, pondera o analista da MCM.

Outro risco para Bolsonaro seria Moro sair candidato, diz Ribeiro. Hoje, essa hipótese vista como improvável, mas, se o ex-ministro da Justiça “decidir também entrar na corrida presidencial, concorrerá com Bolsonaro para ser o principal candidato anti-Lula e anti-PT”, avalia o analista da MCM.

Na visão de Ribeiro, Lula certamente fará oposição ferrenha a Bolsonaro, agora que a possibilidade de voltar à Presidência tornou-se viável, embora ainda possa ser revertida pelo plenário do STF. “Quanto a isso não resta dúvida. Surfar a onda antibolsonarista será sua estratégia, para compensar o sentimento antipetista ainda bastante forte no país”, escreve ele.

“A dúvida é a respeito da reaproximação com forças políticas que já foram aliadas, mas que se afastaram de Lula e do PT e que – algumas – apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff. Lula sempre foi muito pragmático em suas ações políticas. Tal característica, à primeira vista, o levaria a ser mais moderado”, diz Ribeiro. “Contudo, o sentimento de sua base neste momento é avesso a pacificações. Talvez exija de Lula, ao menos nesses primeiros momentos, uma atitude mais combativa do que apaziguado.

Valor Econômico

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.