CNJ pode ganhar prêmio por medidas contra covid em presídios

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Akira Onuma/Agência Pará

A resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que orientou os tribunais a adotarem medidas para conter a expansão do coronavírus nas unidades prisionais do país foi escolhida finalista em uma premiação global de práticas de alto impacto para a garantia do Estado de Direito em tempos de crise.

A avaliação para o prêmio é conduzida pela organização norte-americana The World Justice Project (WJP), que promove o prêmio World Justice Challenge 2021. Ao todo, 30 finalistas entre 452 inscrições de 114 países concorrem ao prêmio. O Judiciário brasileiro está entre os oito primeiros colocados.

Em março do ano passado, o conselho publicou uma resolução na qual orientou a adoção de medidas pelo Poder Judiciário para evitar a disseminação do coronavírus entre os presos.

Entre as medidas estavam a redução do fluxo de ingresso nos sistemas prisional e socioeducativo; a suspensão excepcional da audiência de custódia; além de manter a análise de todas as prisões em flagrante.

Também foi autorizada, pelo CNJ, a revisão de prisões provisórias, priorizando mulheres gestantes, lactantes, mães ou pessoas responsáveis por criança de até doze anos ou por pessoa com deficiência.

Em setembro, ao assumir a presidência do CNJ, o ministro Luiz Fux alterou a recomendação para deixar claro que benefícios como reavaliação de prisão provisória e concessão de regime domiciliar não podem ser aplicados a condenados por crimes como organização criminosa; lavagem de dinheiro; crimes hediondos e violência doméstica.

Em nota, o conselho disse que a “indicação da atuação do CNJ para dar subsídios técnicos à Justiça e proteger a saúde tanto das pessoas presas quanto dos profissionais que trabalham nas cadeias, penitenciárias e nas instituições de privação de liberdade para adolescentes é um reconhecimento aos esforços dos tribunais para garantir o acesso à justiça e o atendimento básico das normas sanitárias de prevenção ao contágio por Covid-19”.

No dia 24 de março, a iniciativa brasileira será apresentada em nível regional, junto com outras experiências da América Latina e Caribe que também concorrem na fase final. O Conselho espera que a prática seja replicada por outros países.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.