Colunista de O Globo diz que Lula ameaça Bolsonaro em 2022

Opinião, Todos os posts

Candidatura de Lula ameaça favoritismo de Bolsonaro em 2022
Por Bernardo Mello Franco

08/03/2021 • 19:26

Desde que a reeleição foi aprovada, todos os presidentes brasileiros conquistaram um segundo mandato. Fernando Henrique, Lula e Dilma enfrentaram crises graves, mas conseguiram se reeleger. O mesmo poderia ocorrer com Jair Bolsonaro.

Apesar da pandemia, da recessão e do desemprego, o atual presidente ainda é visto no meio político como favorito para a disputa de 2022. Essa posição fica ameaçada com a volta de Lula ao páreo eleitoral.

Pesquisa divulgada no domingo pelo Ipec, instituto criado por ex-dirigentes do Ibope, mostrou que o ex-presidente é o único político a superar Bolsonaro em potencial de votos para 2022.

De acordo com o levantamento, 50% dos brasileiros dizem que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula, e 44% não o escolheriam de jeito nenhum.

Bolsonaro aparece 12 pontos atrás de Lula em potencial de votos (38%) e 12 pontos à frente em rejeição (56%). Os outros presidenciáveis não apresentaram o mesmo potencial de votos na pesquisa.

A decisão do ministro Fachin que anulou as condenações de Lula torna mais provável um duelo do petista com Bolsonaro. Ao mesmo tempo, reduz o espaço para a invenção de uma candidatura dita “de centro”.

“Lula volta ao jogo com muita força. Imaginar que uma candidatura dele possa favorecer o Bolsonaro é mais torcida do que análise”, afirma o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O capitão parece pensar o mesmo. Ele não disfarçou a irritação com a decisão do Supremo, e já atacou o ministro Fachin e o PT em entrevista na porta do Alvorada.

O Globo