Deputada do PSOL obriga Bia Kicis a usar máscara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), foi eleito nesta terça-feira vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A eleição ocorreu na primeira reunião do colegiado comandada pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), escolhida na semana passada para presidir a CCJ em 2021.

Os deputados Darci de Matos (PSD-SC) e Lucas Vergílio (SD-GO) foram eleitos para a segunda e terceira vice-presidências do colegiado, respectivamente.

A reunião ainda foi marcada por uma questão de ordem apresentada pela deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) pedindo que a presidente da CCJ usasse a máscara enquanto estivesse à frente dos trabalhos do colegiado.

Na semana passada, a deputada da oposição tentou disputar a presidência da CCJ com a parlamentar bolsonarista, mas sua candidatura foi inadmitida, porque a divisão das comissões entre as bancadas previa que apenas o PSL poderia assumir o posto.

“Temos resolução e uma legislação do Distrito Federal que trata da obrigatoriedade do uso de máscaras, temos o artigo 3 e parágrafo 2 do código de ética que também se aplicaria. Estamos vivendo o pior momento da pandemia. Nós temos as variantes das cepas, a infecção de deputados e deputadas. Acho que o exemplo que está dando para o Brasil é péssimo. A senhora só anda sem máscara. Acho que a responsabilidade, ainda na condição de presidente, é maior. Minha questão de ordem é bastante clara. Por favor, use máscara”, disse Melchionna.

Em resposta a deputada do Psol, Kicis afirmou que tem seguido todos os protocolos. “Uso a máscara. Agora estou tomando chá, tomando água. E quando estou ao microfone, em situação de distanciamento de todos os demais colegas, para que todos possam bem compreender a presidente da comissão e guardados os devidos cuidados, é por isso que eu retiro a máscara quando me dirijo aos parlamentares. Nos demais casos, eu estou sempre utilizando a máscara. Acho que vossa excelência não acompanha meus passos”.

Após a reclamação da deputada do Psol, a presidente da CCJ colocou a máscara.

Valor Econômico