Ditadura militar de Mianmar mata 114 em 24 horas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: The New York Times

As forças de segurança de Mianmar mataram neste sábado (27) ao menos 114 pessoas, incluindo crianças, no dia mais sangrento desde o golpe militar de 1º de fevereiro, de acordo com veículos de imprensa e testemunhas. Manifestantes contrários à junta que tomou o poder no país saíram às ruas de Yangon, Mandalay e de outras cidades, desafiando os alertas de que poderiam ser atingidos “na cabeça e nas costas”, enquanto os militares celebravam o Dia das Forças Armadas.

As mortes deste sábado levaram o número de civis assassinados a quase 400 e renovaram as críticas da comunidade internacional à situação em Mianmar. O embaixador britânico Dan Chugg disse que as forças de seguranças “se desgraçaram”, e o enviado dos EUA ao país classificou a violência como “horripilante”.

De acordo com a mídia local, uma adolescente de 13 anos de idade está entre os 40 mortos em Mandalay, enquanto em Yangon, a maior cidade de Mianmar, 27 pessoas foram assassinadas e um bebê de 1 ano de idade levou um tiro de bala de borracha no olho. Relatos iniciais apontavam a morte de uma criança de cinco anos em Mandalay, mas informações posteriores indicaram que a criança pode ter sobrevivido.

Redação com Folha