Governadores atacam projeto golpista no auge da pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

FOTO: ERALDO PERES/AFP

No dia em que o Brasil registrou lamentáveis 3.668 mortes por covid-19, Jair Bolsonaro e seus apoiadores, inclusive no Legislativo, se dedicaram a acossar militares compromissados com a Constituição, a estimular as comemorações do golpe de 1964 e a tentar fazer avançar na Câmara projeto de cunho notadamente autoritário, apresentado pelo ex-líder do governo na Casa Major Vitor Hugo (PSL). Enquanto isso, governadores e prefeitos, alvos constantes de ataques bolsonaristas, seguem desesperados na busca de vacinas e estrutura de UTI.

“O projeto é absurdo, absolutamente inconstitucional. É tentativa de dar roupagem legal a um intuito ilegal: intervir em competências estaduais”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

“É muito mais do que tirar poder (dos governadores). O texto acaba com a federação. É bom lembrar, quando a gente fala do AI-5, teve AI-1, AI-2, AI-3, AI-4… O retrocesso acontece exatamente no passo a passo. Temos que estar atentos a cada passo”, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

O projeto permite que o presidente decrete mobilização nacional em casos de grave problema de saúde pública, como a pandemia da covid-19. Atualmente, o dispositivo pode ser usado em casos de agressão estrangeira.

Para integrantes do Centrão, o governo cometeu uma “barbeiragem” ao apresentar o projeto sem articulação prévia. Ainda assim, partidos do grupo sinalizaram que poderiam apoiar a medida.

Em nota, Vitor Hugo afirmou que seu projeto não prejudica garantias individuais.

Estadão

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.