Governo nega ter sido pressionado por Trump contra vacina russa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil negou, em nota enviada ao Metrópoles na noite da segunda-feira (15/3), ter sido pressionado pelo governo dos Estados Unidos para não comprar a vacina russa contra a Covid-19, batizada de Sputnik V.

Em relatório anual (leia aqui, em inglês), o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, porém, admitiu ter usado o Escritório de Assuntos Globais (OGA, na sigla em inglês) para “persuadir o Brasil a rejeitar a vacina russa Covid-19”.

A medida foi citada pelo então secretário de Saúde e Serviços Humanos Alex Azar, ainda sob a gestão do ex-presidente Donald Trump (Republicano), como exemplo, entre as ações tomadas para “combater as influências malignas nas Américas”.

“A Embaixada do Brasil em Washington não recebeu consultas ou gestões de autoridades ou empresas dos Estados Unidos a respeito da eventual compra, pelo Brasil, da vacina russa contra a Covid-19”, ressaltou o Itamaraty.

A pasta, comandada pelo ministro Ernesto Araújo, alinhado política e ideologicamente a Donald Trump, disse ainda que as negociações do Brasil com diversos países e consórcios para a aquisição de vacinas contra a Covid-19 “têm sido norteadas por princípios como o senso de urgência e a escolha soberana de fornecedores”.

“O Brasil está negociando a compra da vacina Sputnik V, com participação da empresa União Química e do fundo russo RDIF (‘Russian Direct Investment Fund’), sujeita à aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, prosseguiu.

Metrópoles

 

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.