Ludhmilla Hajjar explica por que recusou ser Ministra da Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O encontro na manhã desta segunda-feira que pôs fim à possibilidade de a cardiologista Ludhmila Hajjar ser nomeada ministra da Saúde ocorreu em meio a pressões de aliados do presidente Jair Bolsonaro para impedir a escolha da médica. Segundo auxiliares, Bolsonaro já havia desistido de formalizar o convite para a médica antes mesmo que ela anunciasse que recusaria a proposta. Apesar de ter se reunido nesta manhã no Palácio do Planalto, a cardiologista e intensivista já havia sido desconsiderada na noite de domingo para o cargo, de acordo com relato desses auxiliares. Já a médica sustenta que foi ela quem recusou o convite, declarando isso ao presidente na reunião hoje.

Bolsonaro recebeu um dossiê com compilação de críticas de Ludhmilla ao governo pela condução da pandemia da covid-19, incluindo uma live com a ex-presidente Dilma Rousseff. O material, junto com a ofensiva da militância bolsonarista, foi considerado decisivo para descartá-la.

Na noite de domingo, no entanto, a médica em conversas com integrantes do governo ainda se mostrava disposta a assumir o lugar do atual ministro Eduardo Pazuello, dizendo que estava “pronta” para o cargo se de fato o convite fosse feito, o que não ocorreu. Segundo interlocutores do Planalto, Bolsonaro ironizou o fato de a médica declarar não ter aceito o convite, sendo que isso não teria sido formalizado.

Apoiada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e por integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Ludhmilla se reuniu ontem com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Em uma conversa de quatro horas e que teve a participação de Pazuello, o presidente também não formalizou o convite e tratou a reunião como uma “entrevista” para saber como serial uma eventual gestão dela.

Na conversa, segundo auxiliares do governo, a médica adotou um discurso sob medida para o presidente e disse que o lockdown era uma medida extrema que não poderia ser adotado nacionalmente. E, apesar das críticas feitas por ela no passado, demostrou intenção de seguir as diretrizes do Planalto.

Após a reunião com Bolsonaro nesta segunda, a médica, em entrevista à CNN, disse que não assumiu o cargo por falta de “convergência” com o presidente, que teria demostrando preocupação de a gestão de não agradar alguns grupos. Ela também relatou ter sido ameaçada por grupos bolsonaristas que chegaram a tentar invadir o hotel onde está hospedada em Brasília.

— Eu sou médica, sou uma cientista, sou uma especialista em cardiologia e unidade de terapia intensiva. Toda a minha expectativa em relação à pandemia, o que eu vi, o que eu aprendi, está acima de qualquer ideologia, de qualquer expectativa que não esteja pautada em ciência — disse a médica.

Com Ludhmilla fora do páreo, o governo segue à procura de novo ministro da Saúde. Pazuello está pressionado por deputados do Centrão, que pleiteiam mudança no comando da pasta sob pretexto de má gestão durante a pandemia. O ministro também é investigado em um inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura se houve omissão dele durante a crise sanitária.

Entre os cotados para o posto estão o médico Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e o deputado Luiz Antônio Teixeira Jr., o doutor Luizinho (PP-RJ). O presidente da Câmara defendeu nas redes sociais um nome com “capacidade de diálogo político”.

No gabinete presidencial, o perfil mais desejado para substituir Pazuello é um médico alinhado a Bolsonaro, que tenha capacidade de acalmar a população e tomar decisões. Entretanto, um ponto inegociável é que o futuro ministro compactue com o presidente em ser contra as medidas de restrição.

O Globo