Lula vê “maior genocídio de nossa história”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Miguel Schincariol/AFP

As mais de 300 mil mortes por coronavírus no Brasil são “o maior genocídio” na história do país, denunciou ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma entrevista à revista alemã Der Spiegel, na qual afirmou que o atual presidente, Jair Bolsonaro, deveria “pedir perdão”.

“Na terça-feira, 3.158 pessoas morreram por covid no Brasil. Este é o maior genocídio de nossa história. Nossa atenção não deve estar nas eleições do próximo ano, e sim na luta contra o vírus e na vacinação da população. Temos que salvar o Brasil do coronavírus”, disse Lula à revista.

O Brasil é o segundo país com mais mortes provocadas pela covid-19, depois dos Estados Unidos. Mais de 12 milhões de brasileiros foram infectados pelo coronavírus, incluindo Bolsonaro, presidente de extrema-direita e um cético que sempre minimizou os riscos do vírus.

Na quinta-feira, o país registrou pela primeira vez mais de 100.000 novos contágios em um dia. “Um presidente não pode saber tudo, mas ele (Bolsonaro) deveria ter a humildade de consultar pessoas que sabem mais do que ele”, afirmou Lula, 75 anos, que pode ser candidato nas eleições de 2022.

Ele recuperou os direitos políticos depois que as condenações por corrupção contra ele foram anuladas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula sempre alegou inocência de todas as acusações.

De acordo com o ex-presidente, Bolsonaro deveria se reunir com cientistas, médicos, governadores e ministros de Saúde para traçar um plano para derrotar a covid. Bolsonaro, mesmo que agora use máscara, “não leva a covid a sério”, insistiu Lula. “Ele não acredita nas vacinas, gastou uma fortuna em um mediamento chamado hidroxicloroquina, embora tenha sido demonstrado que não servia”, completou, sem poupar críticas a Bolsonaro.

“Durante um ano ele não levou o vírus a sério e nos contou mentiras. Durante um ano ele provocou todos os que não concordavam com ele”, acrescentou. “Se tivesse um pouco de grandeza, ele deveria pedir perdão às famílias dos 300.000 mortos por covid e dos milhões de infectados”, disse.

Esta semana, Lula obteve uma nova vitória quando a segunda turma do STF concluiu que o ex-juiz Sergio Moro, responsável pelos processos do ex-presidente, foi “parcial”.

“É nossa responsabilidade, como brasileiros, parar este homem e restaurar a democracia no país”, declarou Lula, para quem “nunca em nossa história tivemos um presidente tão irresponsável”.

Correio Braziliense